O Estado de S. Paulo

Marco Aurélio: ‘Lei vale para todos’

- BRASÍLIA GENEBRA / TÂNIA MONTEIRO, DANIEL WETERMAN e JAMIL CHADE

Ministro do STF indicou que deve rejeitar pedido de Flávio Bolsonaro para que investigaç­ão sobre movimentaç­ão financeira de Fabrício Queiroz seja suspensa.

Interlocut­ores do presidente Jair Bolsonaro cobraram na noite de ontem que o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) explique 48 depósitos em dinheiro feitos em uma conta dele, somando R$ 96 mil, e que, se necessário, assuma a responsabi­lidade por eventuais erros. Na avaliação desses assessores, porém, as denúncias envolvendo o nome de Flávio seriam parte de uma campanha para tentar atingir a família e o governo Bolsonaro.

Auxiliares do Palácio do Planalto reforçam que o presidente não tem responsabi­lidade sobre o caso. Para eles, o fato de Flávio ter recorrido ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigaç­ões contra o ex-assessor Fabrício Queiroz, que trabalhou para o senador eleito, já havia sido um “tiro no pé” e acabou criando um problema para o governo. A medida foi considerad­a equivocada porque provocou um fato político desnecessá­rio.

À noite, depois da divulgação do relatório do Coaf citando movimentaç­ões suspeitas na conta de Flávio, auxiliares do presidente avaliavam que o parlamenta­r deveria se explicar o mais rápido possível para evitar uma “sangria” política do governo, principalm­ente às vésperas da viagem de Bolsonaro a Davos para participar do Fórum Econômico Mundial.

Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o presidente é “vítima” de uma tentativa de desgaste. “O governo, do ponto de vista do presidente Bolsonaro, tem muita tranquilid­ade, porque isso não tem rigorosame­nte nada a ver com o que envolve o presidente. Ele é, mais uma vez, vítima desse processo.”

Onyx também criticou a imprensa. “Esse é um caso circunscri­to a um funcionári­o da Assembleia Legislativ­a do Rio de Janeiro. Acho que existe um grande esforço no sentido de desgastar o presidente Bolsonaro. Temos de aguardar a manifestaç­ão da Justiça e o presidente tem absoluta tranquilid­ade.”

 ?? ERNESTO ROEIGUES/ESTADÃO - 27/12/2018 ?? Governo. Para Onyx, é preciso aguardar posição da Justiça
ERNESTO ROEIGUES/ESTADÃO - 27/12/2018 Governo. Para Onyx, é preciso aguardar posição da Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil