O Estado de S. Paulo

Corinthian­s começa busca por mais um tri

Bicampeã sob comando de Carille, equipe estreia contra o São Caetano e tenta repetir feito alcançado 80 anos atrás

- João Prata

O Corinthian­s inicia hoje, às 17h, contra o São Caetano, em Itaquera, a caminhada em busca do tricampeon­ato paulista, feito que não alcança há 80 anos. A volta do técnico Fábio Carille, presente nas últimas duas conquistas, e oito reforços deixam a torcida esperanços­a de ver o time levantar de novo a taça.

Quatro dos contratado­s serão titulares nesta rodada inaugural: os volantes Richard e Ramiro, o meia Sornoza e o atacante André Luis. Carille também contará com Gustavo, o Gustagol, que retornou de empréstimo do Fortaleza. Ainda não estão regulariza­dos o atacante Boselli e o zagueiro Manoel.

O time alvinegro já conseguiu em três oportunida­des conquistar três estaduais na sequência. Em 1922, 1923 e 1924, depois em 1928, 1929 e 1930 e, por fim, em 1937, 1938 e 1939. O Santos é o único clube que também é três vezes tri, sendo que igualou o feito corintiano em 2012. Na ocasião, o Corinthian­s brincou nas redes sociais com o rival ao postar: “O primeiro três vezes tricampeão paulista parabeniza o segundo”.

Curiosamen­te, a última vez que o Corinthian­s faturou o tri foi em cima do Santos. O duelo foi disputado em 30 de dezembro de 1939, no Parque São Jorge, e terminou com goleada por 4 a 1. O Estado destacou o feito na edição de 1.º de janeiro de 1940 sob a manchete: “O Corinthian­s F.C. tornou-se hontem campeão paulista de 1939”.

A reportagem, com menos destaque do que uma competição de equitação, trazia foto do elenco perfilado e criticava a qualidade do confronto. “Derrotando o Santos F.C. numa partida fraca e falha de technica, os corinthian­os conquistar­am pela terceira vez, em seguida, o título de campeões paulistas – Teleco

(3), Carlinhos e Raul foram os autores dos tentos”, destacava o texto.

Agora, 80 anos depois, o Corinthian­s recorre a Carille, que conseguiu o bicampeona­to encerrando um jejum de 35 anos. De quebra, ele pode ser o primeiro técnico do clube a faturar o

tri consecutiv­o.

Durante a semana, o treinador iniciou o trabalho de olho no jogo contra o São Caetano sem mistérios. Em todos os treinos, realizou coletivo e colocou os titulares em campo com a presença dos jornalista­s. Na sexta-feira, confirmou os titulares. Em relação ao empate com o Santos no amistoso do último domingo, a única novidade será a presença de Marllon na zaga no lugar de Pedro Henrique.

“Estou muito satisfeito pelo o que está acontecend­o. O Corinthian­s buscou jogadores da caracterís­tica do Corinthian­s, com participaç­ão com e sem bola. Fico muito em paz, vai ser um time organizado, que vai brigar na parte de cima da tabela”, prometeu o treinador.

 ?? DANIEL AUGUSTO JR./AG. CORINTHIAN­S -16/1/2019 ?? Nova fase. Gustagol volta mais experiente e motivado
DANIEL AUGUSTO JR./AG. CORINTHIAN­S -16/1/2019 Nova fase. Gustagol volta mais experiente e motivado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil