O Estado de S. Paulo

Troisgros é tema do documentár­io ‘Além da Cozinha’

Longa dirigido por Ricardo Pompeu acompanha o chef francês em viagem de moto por cidades do Nordeste

- Eliana Silva de Souza

Ele está no Brasil há 40 anos, mas o sotaque ainda é carregado, com aquele charme francês. Depois do sucesso em restaurant­e e TV, o chef Claude Troisgros agora tem um documentár­io para chamar de seu.

Claude – Além da Cozinha, de Ricardo Pompeu e produção da Moonshot Pictures, mostra Claude em sua moto viajando pelo Nordeste. Longa estreia dia 31, às 23h30, no GNT.

Como surgiu o documentár­io?

Desde 2014, eu faço uma viagem de moto junto com um amigo meu. Costuma ser uma viagem grande de três semanas a um mês, atravessan­do alguma região ou algum país. Sempre em cidades pequenas, dormindo a maioria das vezes em hotéis simples, na casa das pessoas ou acampando. Passamos por lugares onde conversamo­s com as pessoas, entendemos a cultura delas, nos aproximamo­s, cozinhamos com essas pessoas – já que estou ligado também a essa profissão. Então, é uma viagem para botar o pé no chão, voltar às raízes, procurando por tranquilid­ade e entendendo a cultura de um país ou região.

Como é subir em sua moto e partir pelo mundo?

Eu ainda não parti pelo mundo, mas é o meu sonho. Parti para a América do Sul. A moto proporcion­a, diferentem­ente de um carro, mais liberdade. Sou motoqueiro desde os 16 anos de idade, eu ando de moto todos os dias. O fato de viajar em uma moto abre as portas, já que quando você chega a uma cidade pequena, como o interior do Brasil, o veículo parece uma coisa meio extraterre­stre, né? Ela fascina!

• Não importa em que lugar do mundo esteja, você será sempre um cozinheiro?

Eu sou cozinheiro acima de tudo. Assim como as viagens, as pessoas que me recebem mostram a arte e a cultura delas. Na cozinha, eu também gosto de retribuir. Uma das grandes emoções que tive foi preparar uma refeição para uma aldeia indígena, numa viagem que fiz anos atrás.

Você se tornou um homem generoso e livre?

Não sei se eu me tornei generoso e livre. Acredito que eu sou generoso e livre desde que nasci (risos). Acho que a generosida­de deveria estar em todos nós. Já a liberdade, a gente consegue ter. Eu sou uma pessoa que batalha bastante todos os dias para ter essa liberdade. É uma questão de ser livre.

 ?? RICARDO POMPEU ?? Na estrada. Claude ama subir na moto e rodar por locais diferentes
RICARDO POMPEU Na estrada. Claude ama subir na moto e rodar por locais diferentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil