O Estado de S. Paulo

China registra menor alta do PIB em 28 anos

- / AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

O PIB da China cresceu 6,6% ao longo de 2018, revelou o Birô Nacional de Estatístic­as do país na madrugada de hoje. Com isso, os chineses registram seu menor índice de cresciment­o em 28 anos, em momento de queda de demanda interna e guerra comercial com os EUA.

O PIB chinês cresceu 6,6% ao longo de 2018, revelou o Birô Nacional de Estatístic­as da China na madrugada de hoje. Com isso, o país asiático tem seu menor índice de cresciment­o no PIB em 28 anos. No quarto trimestre do ano passado, o PIB da China cresceu 6,4% na comparação com o mesmo período de 2017 – no terceiro trimestre de 2018, a alta havia sido de 6,5%. O número está em linha com as previsões feitas pelo jornal americano Wall Street Journal com 13 economista­s na última semana.

Em 2017, o PIB chinês teve cresciment­o de 6,8%, apontaram estatístic­as revisadas pelo órgão oficial do país asiático na semana passada.

O Birô Nacional de Estatístic­as também revelou que a produção industrial do país subiu 5,7% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2017.

As estatístic­as chinesas surgem em meio a um momento em que há redução de demanda no mercado interno e uma guerra comercial com os Estados Unidos. Para o mercado, o índice adiciona pressão para que Pequim lance mão de medidas para prevenir desacelera­ção nos próximos momentos.

Além disso, há receio de que fraquezas na China – que gerou um terço do cresciment­o econômico global na última década – possam desencadea­r uma recessão global e afetar os lucros de algumas das principais empresas do planeta. No início do mês, a Apple viu suas ações terem grande queda depois de ter baixas vendas no país asiático. Grandes montadoras também podem ser afetadas, bem como empresas que fabricam bens na China e os exportam para o resto do mundo.

Previsão. Mesmo que medidas de estímulo à economia sejam tomadas por Pequim, elas devem demorar para causar efeito. Por conta disso, a previsão de analistas é de que a China tenha um cresciment­o do PIB ainda menor neste ano, na cassa de 6,3%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil