O Estado de S. Paulo

Esquiva e Robson vão lutar no Rio

Com chances de disputar título mundial este ano, medalhista­s olímpicos farão parte do evento Boxing For You

- Wilson Baldini Jr.

O boxe brasileiro vai ter uma noite histórica em 31 de março. Os medalhista­s olímpicos Esquiva Falcão e Robson Conceição vão lutar em Mangaratib­a, no Rio. Será a primeira vez que os dois vão se apresentar no Brasil como profission­ais.

O evento fará parte do Boxing For You, maior evento de boxe do País. O SporTV vai transmitir ao vivo e não haverá venda de ingressos. Apenas convidados poderão acompanhar os combates que serão realizados em um resort. Adriana Araújo, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, é outra atração.

Os dois boxeadores estão invictos no profission­alismo e têm boas chances de disputar o título mundial este ano. Esquiva, prata em Londres-2012, tem 29 anos e soma 22 vitórias, com 15 nocautes. Ele é o sexto colocado no ranking da Associação Mundial de Boxe entre os pesos médios. Robson, de 30 anos, somou na sexta-feira o 11.º triunfo consecutiv­o (cinco nocautes) ao vencer o mexicano Hector Suárez pontos. O baiano, campeão olímpico no Rio, em 2016, tem como objetivo disputar o cinturão dos penas. Os adversário­s ainda não foram definidos.

Esquiva e Robson são contratado­s da Top Rank, maior empresa de boxe do mundo, que tem como dono o lendário Bob Arum. Esquiva luta e treina nos Estados Unidos. Seu treinador é Robert Garcia, que possui academia na Califórnia.

“É um marco na minha carreira lutar no Brasil, um sonho que será realizado depois de fazer 22 combates como profission­al no exterior. A estrutura que me foi apresentad­a para o Boxing For You é a mesma que encontro em cards internacio­nais. Entro para dar mais um show e mostrar que serei o próximo desafiante ao título mundial dos médios”, disse Esquiva.

Robson também luta em ringues norte-americanos, mas atualmente treina em Salvador, na Bahia, sua cidade natal, com Luiz Dórea, técnico que revelou Acelino Popó Freitas, tetracampe­ão mundial.

“Estou muito feliz em lutar no Brasil, perto da minha torcida, que tanto me apoia. Tenho certeza de que sentirei a mesma energia de quando ganhei o ouro olímpico no Rio, e irei retribuir com um grande show de boxe. Vamos fazer história”, disse.

O empresário Sergio Batarelli, organizado­r do Boxing For You, destaca a importânci­a de um evento internacio­nal no Brasil com nomes de peso e medalhista­s olímpicos. “O Brasil já teve grandes ídolos no boxe, mas a falta de estrutura no esporte não permitiu que a modalidade se tornasse uma plataforma sustentáve­l. O Brasil e a América Latina serão impactados com uma competição diferente, mas preservand­o qualidade técnica e a essência do boxe”, disse.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO - 1/8/2016 NILTON FUKUDA/ESTADÃO - 3.12.2013 ?? Sonho. Esquiva e Robson enfim vão subir ao ringue em casa
FABIO MOTTA/ESTADÃO - 1/8/2016 NILTON FUKUDA/ESTADÃO - 3.12.2013 Sonho. Esquiva e Robson enfim vão subir ao ringue em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil