O Estado de S. Paulo

INHOTIM REABRE COM HOMENAGENS

Foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas

- Giovana Girardi ENVIADA ESPECIAL/BRUMADINHO

“T enho certeza que o Luiz, a Camila, a Fernanda teriam orgulho do que teriam visto aqui se não tivessem sido assassinad­os. Teriam tido muito orgulho do Brasil por ter um parque como esse. Teriam sido muito felizes. Mas, enfim…” Quinze dias após a tragédia de Brumadinho, o Instituto Inhotim reabriu suas portas na manhã de ontem, com uma mensagem de recomeço, de reconstruç­ão e de esperança, em meio aos esforços de funcionári­os de tentar superar as perdas de parentes e amigos. Mas ao menos um grupo entre os mais de mil visitantes que foram ao local também buscava homenagear seus mortos no desastre.

A frase que abre esse texto é de Vagner Diniz, padrasto de Luiz e Camila Taliberti Ribeiro da Silva, que estavam juntos na Pousada Nova Estância, soterrada pela lama. Era um grupo de seis pessoas: a namorada de Luiz, Fernanda Damian de Almeida, grávida de cinco meses, o pai biológico dos dois irmãos e a madrasta deles. Estavam todos em Brumadinho para visitar

o Inhotim.

Ele, sua mulher (mãe dos dois) – Helena Taliberti – e os pais de Fernanda estão na região já há 14 dias. Os corpos de Luiz e de Camila foram encontrado­s, mas o de Fernanda ainda não.

O museu a céu aberto, localizado a cerca de 18 km do ponto onde a barragem se desfez, não foi afetado pelo acidente, mas havia ficado fechado em respeito às vítimas da tragédia. Assim que as atividades se iniciaram, o diretor-executivo do museu, Antonio Grassi, pediu um minuto de silêncio. “Reabrir o Inhotim é sinalizar que existe possibilid­ade de reconstrui­r as coisas.”

Quando a barragem rompeu, cerca de 500 pessoas visitavam o parque e foram retiradas por precaução. Cerca de 80% dos 600 funcionári­os do museu é de Brumadinho.

 ?? WASHINGTON ALVES/REUTERS ?? Reabertura. Museu estava fechado desde o dia do rompimento da barragem
WASHINGTON ALVES/REUTERS Reabertura. Museu estava fechado desde o dia do rompimento da barragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil