De­sem­bar­ga­dor man­da sol­tar ca­sal Ga­ro­ti­nho 1 dia após pri­são

Ex-go­ver­na­do­res do Rio são acu­sa­dos pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do de re­ce­ber pro­pi­nas da Ode­bre­cht

O Estado de S. Paulo - - Política - / PE­DRO PRA­TA, FAUS­TO MA­CE­DO e MAR­CIO DOL­ZAN

Me­nos de 24 ho­ras após a pri­são pre­ven­ti­va dos ex-go­ver­na­do­res do Rio Anthony Ga­ro­ti­nho (sem par­ti­do) e Ro­si­nha Matheus (Pa­tri­o­ta), o de­sem­bar­ga­dor Si­ro Dar­lan, plan­to­nis­ta do ju­di­ciá­rio no Rio, aco­lheu on­tem pe­di­do da de­fe­sa e con­ce­deu ha­be­as cor­pus ao ca­sal. Pa­ra Dar­lan, a de­ci­são que em­ba­sou a pri­são, “quan­do vis­ta sob a óti­ca da téc­ni­ca ju­rí­di­ca mais apu­ra­da, se re­ve­la va­zia de con­teú­do e com­pos­ta de jar­gões a jus­ti­fi­car o de­cre­to pri­si­o­nal sem qual­quer ne­ces­si­da­de”.

Ga­ro­ti­nho dei­xou o Pre­sí­dio Jo­sé Fre­de­ri­co Mar­ques, em Ben­fi­ca, na zo­na nor­te, no meio da ma­nhã. Ro­si­nha, que es­ta­va em Ban­gu, foi sol­ta lo­go de­pois. O de­sem­bar­ga­dor de­ter­mi­nou a en­tre­ga de pas­sa­por­tes e o com­pa­re­ci­men­to men­sal à Jus­ti­ça pa­ra com­pro­var re­si­dên­cia.

Ao dei­xar a ca­deia, Ga­ro­ti­nho dis­se que sua pri­são foi “abu­si­va”. “Tem um fa­tor agra­van­te, que eu fui o au­tor das de­nún­ci­as no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co con­tra o Sér­gio Ca­bral e to­do aque­le gru­po”, afir­mou o ex-go­ver­na­dor.

O ca­sal foi pre­so an­te­on­tem, na Ope­ra­ção Se­cre­tum Do­mus. Os dois são acu­sa­dos, con­for­me de­nún­cia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio, de re­ce­ber mais de R$ 25 mi­lhões em pro­pi­na da Ode­bre­cht en­tre 2008 e 2012. Eles ne­gam. A Ode­bre­cht diz co­la­bo­rar com as in­ves­ti­ga­ções.

On­tem, a de­fe­sa do ca­sal afir­mou que a de­ci­são “res­ta­be­le­ce a Jus­ti­ça”.

WILTON JU­NI­OR/ES­TA­DÃO

Em Ben­fi­ca. Ga­ro­ti­nho dei­xou pre­sí­dio no meio da ma­nhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.