Fo­go não é co­mum no bi­o­ma, afir­ma bió­lo­go

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - /G.G.

A Amazô­nia não é um ecos­sis­te­ma on­de in­cên­di­os naturais são co­muns e a mai­or par­te das quei­ma­das é por ação hu­ma­na. Es­sa é a aná­li­se do bió­lo­go e co­lu­nis­ta do Es­ta­do Fer­nan­do Rei­na­ch, em en­tre­vis­ta à TV Es­ta­dão, so­bre o fo­go na flo­res­ta.

“Há ecos­sis­te­mas, co­mo o Cer­ra­do, on­de a qu­ei­ma­da é uma cons­tan­te. É um lu­gar mui­to se­co, pe­ga fo­go e as plan­tas lá já são acos­tu­ma­das a quei­mar e bro­tar de no­vo”, ex­pli­cou. Na Amazô­nia, pon­de­rou, a si­tu­a­ção é di­fe­ren­te. “Não é um ecos­sis­te­ma on­de a qu­ei­ma­da faz par­te da vi­da, da his­tó­ria na­tu­ral. Gran­de par­te das quei­ma­das que acon­te­ce é de pes­so­as que der­ru­bam o ma­to, ti­ram a ma­dei­ra no­bre e de­pois põem fo­go no lo­cal. Uma gran­de par­te des­sas quei­ma­das, quan­do se vê as fo­tos, é de lu­ga­res já cor­ta­dos”, dis­se.

Rei­na­ch dis­se ha­ver in­cen­ti­vo in­di­re­to do go­ver­no a es­sa si­tu­a­ção por meio do dis­cur­so, que há al­gum tem­po pre­vê me­nos ri­gor na fis­ca­li­za­ção de cri­mes am­bi­en­tais. “Não é que o go­ver­no deu uma or­dem: pes­so­al, va­mos lá quei­mar a Amazô­nia. Mas se vo­cê re­la­xa, fa­la que não vai pe­gar mui­to pe­sa­do…”

Por fim, des­ta­cou que a al­ta nas ocorrência­s não po­de ser vis­ta co­mo um au­men­to pe­que­no. A lu­ta, diz o bió­lo­go, é pa­ra man­ter o com­pro­mis­so com o es­for­ço de con­tro­le.

Ao vi­vo. Fer­nan­do Rei­na­ch, que escreve aos sá­ba­dos na edi­ção impressa do Es­ta­do, par­ti­ci­pou on­tem da pri­mei­ra edi­ção do es­pa­ço O Lei­tor En­tre­vis­ta, con­ver­sa com trans­mis­são ao vi­vo pe­lo Fa­ce­bo­ok, on­de res­pon­deu a per­gun­tas do pú­bli­co.

Ho­je, a con­vi­da­da se­rá a psi­có­lo­ga Ro­sely Sayão, que vai res­pon­der a per­gun­tas de lei­to­res a par­tir das 16 ho­ras. Pa­ra par­ti­ci­par, en­vie sua per­gun­ta na cai­xa de co­men­tá­ri­os. Ro­sely es­treia coluna no Es­ta­do no pró­xi­mo do­min­go.

NA WEB Ví­deo. Co­lu­nis­ta par­ti­ci­pou de li­ve no ‘Es­ta­do’; ve­ja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.