O Estado de S. Paulo

Leo Lama bota teatro na cozinha

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Acasa escondida em uma vila de ruas tortuosas na Vila Mariana abriga, três vezes por semana, os ensaios da peça que Leo Lama, dramaturgo e diretor, está preparando. Na cozinha, ao redor da mesa, as atrizes Deise Guerrieiro, Dinah Feldman, Rita Gentille e os atores Marcos Azevedo e Otacílio Alacran são cabeças falantes. Têm somente o movimento das bocas; seus troncos, braços e pernas estão imóveis todo

o tempo. Lama mal olha para o elenco. A cena, de um toque surrealist­a, ganha força quando se descobre que eles estão ali desde janeiro. TALKING HEADS

Crânio Partido por Mente Diabólica é o nome da peça que mostra um Brasil em meio a diversos Brasis em que cinco moradores de uma cidade estão acuados em meio a disparos de um matador evangélico, que vem dizimando os habitantes da cidade. Para piorar a situação dos viventes, atingi-lo com tiros de nada adianta, o miserável não morre. Sim, toquezinho surrealist­a, mas o show ainda nem começou. As revelações vão se desdobrand­o ao longo da peça e elementos-surpresa são a chave da encenação. “É um processo dificílimo por conta dos padrões que criei nessa encenação na forma de o elenco interpreta­r os personagen­s”, diz Lama. “Tanto é que, desde janeiro, houve mudanças na formação original do grupo.” Ainda sem data para estreia, Crânio Partido é uma das seis peças que Leo Lama escreveu recentemen­te e vai encenar.

ROSA NA MEMÓRIA O escritor João Guimarães Rosa é o ponto de partida da nova peça de Alessandro Toller, Reflexo Guimarães, que estreia em 18/10 no teatro do Instituto Cultural Capobianco. A direção é de Gonzaga Pedrosa e o elenco tem Carlos Colabone e Clóvis Gonçalves (acima). “Ao nos debruçarmo­s em alguns dos contos, extraímos um pensamento nosso que guiasse a estrutura dramatúrgi­ca com vistas ao homem de hoje, no século 21, porém descortina­da por Guimarães”, conta Toller.

CROQUETE FALANTE Quem estará na próxima edição da série Em Primeira Pessoa, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, na Bela Vista, é o bailarino, coreógrafo e ator Ciro Barcelos, ex-integrante do grupo Dzi Croquetes. O evento, gratuito, será às 19h de 19/9.

SECOS E MOLHADOS

A trupe do Armazém, de Paulo de Moraes e Patricia Selonk, quem diria, vai parar na China no fim do mês. Levam a montagem de Hamlet para quatro apresentaç­ões em Xangai e Harbin.

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO ?? Elenco. Imobilidad­e total
JF DIORIO/ESTADÃO Elenco. Imobilidad­e total
 ?? GONZAGA PEDROSA ??
GONZAGA PEDROSA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil