Mor­re o fo­tó­gra­fo que ilu­mi­nou as top mo­dels

Ale­mão, que es­ta­va com 74 anos, cap­tou a as­cen­são de mo­de­los pro­fis­si­o­nais co­mo Cindy Craw­ford e Lin­da Evan­ge­lis­ta

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - Ubi­ra­tan Bra­sil

O fo­tó­gra­fo de mo­da ale­mão Peter Lind­bergh, que imor­ta­li­zou mo­de­los e fa­mo­sos ao lon­go de sua car­rei­ra, mor­reu em Paris na ter­ça-fei­ra, 3, aos 74 anos, anun­ci­ou a fa­mí­lia por meio de sua con­ta no Instagram. Lind­bergh, nas­ci­do em 1944 em Lesz­no (Polô­nia), era con­si­de­ra­do um dos fo­tó­gra­fos mais in­flu­en­tes dos úl­ti­mos anos, com tra­ba­lhos em re­vis­tas co­mo Vo­gue, Va­nity Fair, El­le e Ma­rie Clai­re. A ob­je­ti­va de sua câ­me­ra cap­tu­rou ce­le­bri­da­des co­mo Cathe­ri­ne De­neu­ve, Na­o­mi Camp­bell, Cindy Craw­ford e Lin­da Evan­ge­lis­ta.

Um de seus úl­ti­mos tra­ba­lhos de des­ta­que fo­ram as ima­gens que fi­gu­ra­ram no Ca­len­dá­rio Pi­rel­li de 2017. Ape­sar de afa­ma­do no mun­do fashi­on pe­los be­los re­tra­tos que sem­pre ti­rou de su­per­mo­de­los, Lind­bergh de­ci­diu com­ba­ter jus­ta­men­te o que con­si­de­ra­va “di­ta­du­ra da mo­da”. “Nu­ma épo­ca em que as mu­lhe­res são apre­sen­ta­das pe­la mí­dia e por to­da par­te co­mo em­bai­xa­do­ras da per­fei­ção e da be­le­za, pen­sei que se­ria im­por­tan­te lem­brar que exis­te uma be­le­za di­fe­ren­te, mais re­al e au­tên­ti­ca, e não ma­ni­pu­la­da pe­la pro­pa­gan­da ou ou­tra coi­sa qual­quer. Uma be­le­za que fa­la da in­di­vi­du­a­li­da­de, da co­ra­gem de ser quem se é e da sen­si­bi­li­da­de”, dis­se ele, du­ran­te a apre­sen­ta­ção do ca­len­dá­rio, no fi­nal de 2016, em Paris.

Foi com es­se dis­cur­so, em­ba­la­do com o tra­di­ci­o­nal ca­ri­nho que de­di­ca­va às pes­so­as que po­sa­vam pa­ra ele, que Lind­bergh ar­re­gi­men­tou um ver­da­dei­ro ba­ta­lhão de es­tre­las do ci­ne­ma mun­di­al, mu­lhe­res que se dis­pu­se­ram a ser cli­ca­das co­mo se es­ti­ves­sem em um am­bi­en­te ín­ti­mo. O gru­po era for­ma­do, en­tre ou­tras, por He­len Mir­ren, Jessica Chas­tain, Pe­né­lo­pe Cruz, Ni­co­le Kid­man, Uma Thur­man e Ali­cia Vi­kan­der.

Um de seus gran­des de­sa­fi­os foi o de Ro­bin Wright, en­tão afa­ma­da pe­la sua par­ti­ci­pa­ção na sé­rie Hou­se of Cards, a se aven­tu­rar pra­ti­ca­men­te sem se­gu­ran­ças pe­la Times Squa­re api­nha­da de tu­ris­tas.

Seu mais re­cen­te tra­ba­lho de des­ta­que foi uma sé­rie de re­tra­tos mo­no­cro­má­ti­cos de 15 per­so­na­li­da­des – in­cluin­do a ati­vis­ta Gre­ta Thun­berg, a atriz Ja­ne Fon­da e a mo­de­lo Adut Ake­ch – pa­ra a edi­ção de se­tem­bro da Vo­gue bri­tâ­ni­ca.

CHAR­LES PLATIAU/REUTERS – 29/11/2016

Atri­zes. Com He­len Mir­ren e Uma Thur­man, em Paris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.