Pre­si­den­te ve­ta 19 dos 44 pon­tos da Lei de Abu­so

Ex­ten­são das res­tri­ções ao pro­je­to apro­va­do na Câ­ma­ra é cri­ti­ca­da por par­la­men­ta­res, que ar­ti­cu­lam der­ru­ba­da de par­te dos pon­tos

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Lu­ci Ri­bei­ro Sandra Man­fri­ni Ren­to Ono­fre / BRA­SÍ­LIA

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro san­ci­o­nou on­tem a lei que en­du­re­ce pu­ni­ção a juí­zes, pro­cu­ra­do­res e po­li­ci­ais. En­tre os 19 pon­tos ve­ta­dos, es­tão tre­chos que tra­tam da res­tri­ção ao uso de al­ge­mas, pri­sões em des­con­for­mi­da­de com a lei, dis­po­si­ti­vos so­bre per­da do car­go co­mo pu­ni­ção e ob­ten­ção de pro­va de for­ma ile­gal. No Con­gres­so, par­la­men­ta­res da ba­se go­ver­nis­ta e da opo­si­ção já dão co­mo cer­ta a der­ru­ba­da de to­dos os ve­tos de­ter­mi­na­dos pe­lo pre­si­den­te.

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro san­ci­o­nou on­tem a Lei de Abu­so de Au­to­ri­da­de com 19 ar­ti­gos ve­ta­dos re­la­ti­vos a 36 dis­po­si­ti­vos. O tex­to apro­va­do na Câ­ma­ra em agos­to, com 44 ar­ti­gos, pre­vê pu­ni­ção a agen­tes pú­bli­cos, in­cluin­do juí­zes e pro­cu­ra­do­res, em uma sé­rie de si­tu­a­ções. No Con­gres­so, par­la­men­ta­res da ba­se go­ver­nis­ta e da opo­si­ção já ar­ti­cu­lam a der­ru­ba­da de pe­lo me­nos par­te dos ve­tos de­ter­mi­na­dos pe­lo pre­si­den­te.

A lei e os ve­tos cons­tam em edi­ção ex­tra do Diá­rio Ofi­ci­al da União pu­bli­ca­da on­tem. Bol­so­na­ro re­jei­tou tre­chos que tra­tam da res­tri­ção ao uso de al­ge­mas, pri­sões em des­con­for­mi­da­de com a lei, de cons­tran­gi­men­to a pre­sos e o que pu­ne cri­mi­nal­men­te quem des­res­pei­tar prer­ro­ga­ti­vas de ad­vo­ga­dos. Há ve­tos tam­bém a dis­po­si­ti­vos so­bre per­da do car­go co­mo pu­ni­ção, ob­ten­ção de pro­va de for­ma ile­gal, in­du­ção a pes­soa pa­ra pra­ti­car in­fra­ção pe­nal com o fim de cap­tu­rá-la, ini­ci­ar in­ves­ti­ga­ção sem jus­ta cau­sa e ne­gar aces­so aos au­tos de in­ves­ti­ga­ção.

Os ve­tos aten­dem a reivindica­ções fei­tas por par­la­men­ta­res, en­ti­da­des de clas­se e d o mi­nis­tro da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Sér­gio Mo­ro. Além dis­so, atos de rua em 12 Es­ta­dos e no Dis­tri­to Fe­de­ral, no mês pas­sa­do, ti­nham co­mo uma das ban­dei­ras a de­fe­sa dos ve­tos.

On­tem, du­ran­te li­ve ao la­do de Mo­ro, Bol­so­na­ro dis­se que a de­ci­são so­bre os ve­tos “não foi fá­cil” por­que ha­via “in­te­res­se de tu­do que é la­do”. “Os ve­tos fo­ram pon­de­ra­dos e fo­ram fei­tos com res­pei­to ao Par­la­men­to. Te­nho cer­te­za de que vão con­si­de­rar as ra­zões do se­nhor”, afir­mou o mi­nis­tro da Jus­ti­ça na trans­mis­são ao vi­vo.

Par­la­men­ta­res da ba­se e da opo­si­ção, no en­tan­to, já dão co­mo cer­ta a der­ru­ba­da de pe­lo me­nos par­te dos ve­tos. “É um nú­me­ro al­to e vai ter mui­ta re­sis­tên­cia. Acho que o pre­si­den­te faz um cál­cu­lo po­lí­ti­co de man­ter su­as con­vic­ções mes­mo sem o apoio do Con­gres­so”, dis­se o de­pu­ta­do Co­ro­nel Ta­deu (PSL-SP), ali­a­do de Bol­so­na­ro.

O pre­si­den­te da Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça, Fe­li­pe Fran­cis­chi­ni (PSL-PR), afir­mou que não há cli­ma pa­ra a ma­nu­ten­ção dos ve­tos e que se­rá ne­ces­sá­rio o go­ver­no fil­trar quais “bri­gas” a ba­se te­rá de com­prar. “São mui­tos pon­tos. Não há co­mo man­ter to­dos”.

Ali­a­da de Bol­so­na­ro, a de­pu­ta­da Car­la Zam­bel­li (PSL-SP) dis­se que o pre­si­den­te ou­viu o “po­vo”. “O pre­si­den­te foi elei­to pe­lo po­vo e não pe­lo Con­gres­so. É ao po­vo a que ele res­pon­de. Os ve­tos vêm aten­der a es­sa de­man­da e vai ter apoio da gen­te e das re­des so­ci­ais.”

O re­ca­do de que os ve­tos não pas­sa­ri­am na Câ­ma­ra foi en­vi­a­do a Bol­so­na­ro des­de a se­ma­na pas­sa­da. A in­ter­lo­cu­to­res, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), dei­xou cla­ro que o pro­je­to é de­man­da do Par­la­men­to e tem apoio da mai­o­ria dos lí­de­res da Ca­sa. No dia 20, em reu­nião com par­la­men­ta­res li­ga­dos ao meio ju­rí­di­co, Maia pe­diu aju­da pa­ra de­fen­der a der­ru­ba­da dos ve­tos ca­so pon­tos es­sen­ci­ais fos­sem su­pri­mi­dos.

Se­gun­do quem es­ta­va no en­con­tro, Maia afir­mou que o ve­to ao ar­ti­go que tra­ta so­bre o uso de al­ge­mas es­ta­va acer­ta­do pa­ra ser man­ti­do, bem co­mo o que tra­ta das prer­ro­ga­ti­vas dos ad­vo­ga­dos, em­bo­ra te­nha fi­ca­do de­cep­ci­o­na­do pe­los ata­ques do pre­si­den­te da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil (OAB), Fe­li­pe San­ta Cruz, à pro­pos­ta.

O de­pu­ta­do Pau­li­nho da For­ça (So­li­da­ri­e­da­de-SP), um dos lí­de­res do Cen­trão – blo­co for­ma­do por DEM, PL, PP, Re­pu­bli­ca­nos –, afir­mou que o gru­po vai tra­ba­lhar pa­ra der­ru­bar to­dos os ve­tos. “Achei me­lhor do jei­to que ele (Bol­so­na­ro) fez. Se ti­ves­se ve­ta­do um, dois ou três pon­ti­nhos lá, pro­va­vel­men­te não ia ter ne­nhu­ma mo­vi­men­ta­ção pa­ra der­ru­bar os ve­tos. O que ele fez foi jo­gar pa­ra a pla­teia, ve­tou o má­xi­mo pos­sí­vel, por­que sa­be que nós va­mos der­ru­bar. En­tão, va­mos der­ru­bar tu­do que ele fez”, dis­se.

Se­na­do. Após o anún­cio dos ve­tos, o pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-AP), mi­ni­mi­zou a pos­sí­vel der­ru­ba­da pe­lo Con­gres­so. “Es­tão fa­zen­do um ca­va­lo de ba­ta­lha em uma coi­sa que é na­tu­ral. Em vá­ri­os pro­je­tos de lei vo­ta­dos no Par­la­men­to, ele é san­ci­o­na­do ou ve­ta­do. Só tem dois ca­mi­nhos. É da po­lí­ti­ca, é da de­mo­cra­cia”, de­cla­rou Al­co­lum­bre.

No Ca­sa, a re­sis­tên­cia é ca­pi­ta­ne­a­da pe­lo se­na­dor Re­nan Ca­lhei­ros (MDB-AL). An­tes mes­mo da con­fir­ma­ção dos pon­tos ve­ta­dos, o se­na­dor usou o Twit­ter pa­ra di­zer que atu­a­ria pe­la der­ru­ba­da. “Se Bol­so­na­ro ve­tar a Lei de Abu­so no que é fun­da­men­tal pa­ra ga­ran­ti­as in­di­vi­du­ais e co­le­ti­vas, con­tra­ri­a­rá o STF, a mai­o­ria da so­ci­e­da­de e es­ses ve­tos cer­ta­men­te se­rão der­ru­ba­dos pe­lo Con­gres­so.”

LUIS MA­CE­DO/AGENCIA CA­MA­RA - 27/8/2019

Câ­ma­ra. Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) ar­gu­men­ta que pro­je­to foi apro­va­do com am­plo apoio, após acor­do en­tre par­la­men­ta­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.