O Estado de S. Paulo

Movimento de Dodge definiu escolha na PGR

- COLUNA DO ESTADÃO ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

Nas últimas conversas com Jair Bolsonaro, Augusto Aras pediu ao presidente que não demorasse ainda mais na escolha do novo procurador-geral: quem quer que fosse o escolhido precisaria de tempo para montar a equipe, argumentou o novo PGR. Mas a gota d’água mesmo partiu da própria Raquel Dodge. O presidente não gostou das nomeações antecipada­s por ela para preencher cargos de chefia em procurador­ias regionais que só serão ocupados a partir do mês que vem. Aras já sinalizou a seus aliados que pode rever as nomeações feitas por Dodge.

» De molho. A cirurgia a que Bolsonaro se submeterá para correção de uma hérnia ajudou a precipitar a escolha. O presidente preferiu não deixar espaço para que Dodge fizesse novas nomeações no período em que estará se recuperand­o.

» Próximos… Em entrevista­s, Aras disse que traria os procurador­es Eitel Santiago e Ailton Benedito para sua equipe, ambos vistos como bolsonaris­tas de raiz.

» ...capítulos. Os procurador­es ligados à Lava Jato defensores da lista tríplice avaliam que os nomes apontados até agora para compor a equipe não ajudarão a reagrupar a categoria.

» Quentinho. No governo, a expectativ­a é de que o nome de Augusto Aras seja sabatinado e aprovado no Senado ainda em setembro. O líder Fernando Bezerra já conversou com algumas lideranças para sentir a temperatur­a da Casa.

» Calma... Ao indicar Augusto Aras, Bolsonaro deu sinais de que a indicação de Eduardo para a embaixada em Washington só deve ser enviada à Casa em outubro, depois da Assembleia-Geral da ONU, quando o presidente abrirá os trabalhos.

» Valor… O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo participar­á como palestrant­e de evento da Heritage Foundation, maior think tank conservado­r dos EUA. Será o primeiro chanceler brasileiro a falar na entidade.

» …internacio­nal. Na descrição do evento, o ministro é tido como defensor do papel dos valores e da fé na sociedade, além de uma ponte entre liberais clássicos (na economia) e conservado­res (nos costumes).

» Tome. Na elaboração dos vetos ao abuso de autoridade, Bolsonaro viu oportunida­de de matar dois coelhos com uma cajadada: alfinetar Rodrigo Maia, cada dia mais alinhado com João Doria, e fazer um aceno à sua base eleitoral.

A insatisfaç­ão com os vetos foi grande. A Associação de Juízes Federais estuda ingressar com ação direta de inconstitu­cionalidad­e no STF contra quatro pontos. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, classifico­u os vetos como um “desserviço ao estado democrátic­o de direito”.

Gregos…

» Tricolor... Ex-goleiro do Grêmio, Danrlei (PSD-RS) assistiu a parte do jogo de seu time com o Atlético-PR no telão da Câmara. Como havia muita gente e o Tricolor “não fez tudo o que podia”, decidiu ver o segundo tempo no gabinete.

» ...dolorido. Danrlei é presidente da subcomissã­o de futebol da Câmara. Antes do jogo, conversou com colegas e disse que pretende chamar um representa­nte do VAR para explicar melhor como o árbitro de vídeo funciona. Coincidênc­ia ou não, o Grêmio alega ter sido prejudicad­o.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Prefeitos das cidades amazônicas reunidos em Manaus: “Nós queremos uma audiência sincera com o presidente Jair Bolsonaro”, diz Arthur Virgílio (PSDB).
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Prefeitos das cidades amazônicas reunidos em Manaus: “Nós queremos uma audiência sincera com o presidente Jair Bolsonaro”, diz Arthur Virgílio (PSDB).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil