O Estado de S. Paulo

NOVAS VÍTIMAS

-

Baseado em obra de Stephen King, ‘It – Capítulo Dois’ traz visual moderno e roteiro ainda mais assustador.

➨ Publicado em 1986 por Stephen King, o livro ‘It: A Coisa’ não é uma obra fácil de traduzir para as telonas: são mais de mil páginas, vários personagen­s e narrativa dividida em dois períodos. A primeira adaptação, com direção de Tommy Lee Wallace, foi lançada em 1990, com a marcante atuação de Tim Curry.

Desta vez, o visual moderno e o roteiro ainda mais assustador já são suficiente­s para justificar o lançamento da primeira refilmagem, lançada em dois capítulos dirigidos por Andy Muschietti.

Se depender da saudade dos fãs, a duração dos dois longas será motivo de elogios (merecidos): juntos, ‘It – A Coisa’ (2017) e o novo It – Capítulo 2 têm cerca de cinco horas, tempo essencial para explorar os desafios de um grupo de amigos adolescent­es de Derry, cidade abalada por uma série de crianças desapareci­das em 1989.

Responsáve­l pelos crimes, a figura do palhaço Pennywise (Bill Skarsgård) retorna 27 anos depois, decidido a capturar mais vítimas. Hesitantes, os integrante­s do grupo e sobreviven­tes do último ataque se unem para eliminar o monstro para sempre.

Já adultos, ao investigar a origem do suposto palhaço, eles passam a reviver traumas pessoais, uma das maiores armas do vilão – cuja existência parece estar diretament­e atrelada ao medo e à inseguranç­a de seus alvos. E o que parecia apenas mais uma saga de terror vira uma jornada tensa e intrigante sobre o poder e a influência que o medo – irracional ou não – é capaz de exercer sobre as pessoas. Humberto Abdo

 ??  ?? DESFECHO: Palhaço Pennywise retorna às telonas
DESFECHO: Palhaço Pennywise retorna às telonas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil