NO­VAS VÍ­TI­MAS

O Estado de S. Paulo - - Divirta-se -

Ba­se­a­do em obra de Stephen King, ‘It – Ca­pí­tu­lo Dois’ traz vi­su­al mo­der­no e ro­tei­ro ain­da mais as­sus­ta­dor.

➨ Pu­bli­ca­do em 1986 por Stephen King, o li­vro ‘It: A Coi­sa’ não é uma obra fá­cil de tra­du­zir pa­ra as te­lo­nas: são mais de mil pá­gi­nas, vá­ri­os per­so­na­gens e nar­ra­ti­va di­vi­di­da em dois pe­río­dos. A pri­mei­ra adap­ta­ção, com di­re­ção de Tommy Lee Wal­la­ce, foi lan­ça­da em 1990, com a mar­can­te atu­a­ção de Tim Cur­ry.

Des­ta vez, o vi­su­al mo­der­no e o ro­tei­ro ain­da mais as­sus­ta­dor já são su­fi­ci­en­tes pa­ra jus­ti­fi­car o lan­ça­men­to da pri­mei­ra re­fil­ma­gem, lan­ça­da em dois ca­pí­tu­los di­ri­gi­dos por Andy Muschietti.

Se de­pen­der da sau­da­de dos fãs, a du­ra­ção dos dois lon­gas se­rá mo­ti­vo de elo­gi­os (me­re­ci­dos): jun­tos, ‘It – A Coi­sa’ (2017) e o no­vo It – Ca­pí­tu­lo 2 têm cer­ca de cin­co ho­ras, tem­po es­sen­ci­al pa­ra ex­plo­rar os de­sa­fi­os de um gru­po de ami­gos ado­les­cen­tes de Der­ry, ci­da­de aba­la­da por uma sé­rie de cri­an­ças de­sa­pa­re­ci­das em 1989.

Res­pon­sá­vel pe­los cri­mes, a fi­gu­ra do pa­lha­ço Pennywi­se (Bill Skarsgård) re­tor­na 27 anos de­pois, de­ci­di­do a cap­tu­rar mais ví­ti­mas. He­si­tan­tes, os in­te­gran­tes do gru­po e so­bre­vi­ven­tes do úl­ti­mo ata­que se unem pa­ra eli­mi­nar o mons­tro pa­ra sem­pre.

Já adul­tos, ao in­ves­ti­gar a ori­gem do su­pos­to pa­lha­ço, eles pas­sam a re­vi­ver trau­mas pes­so­ais, uma das mai­o­res ar­mas do vi­lão – cu­ja exis­tên­cia pa­re­ce es­tar di­re­ta­men­te atre­la­da ao me­do e à in­se­gu­ran­ça de seus al­vos. E o que pa­re­cia ape­nas mais uma sa­ga de ter­ror vi­ra uma jor­na­da ten­sa e in­tri­gan­te so­bre o po­der e a in­fluên­cia que o me­do – ir­ra­ci­o­nal ou não – é ca­paz de exer­cer so­bre as pes­so­as. Hum­ber­to Ab­do

DESFECHO: Pa­lha­ço Pennywi­se re­tor­na às te­lo­nas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.