Saú­de corta re­pas­ses

Mi­nis­té­rio da Saú­de faz com­pra emer­gen­ci­al de 47 mi­lhões de va­ci­nas pe­la Or­ga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na de Saú­de

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Fa­bi­a­na Cam­bri­co­li FORTALEZA

O Mi­nis­té­rio da Saú­de de­ve cor­tar 55% da ver­ba de obras de água e sa­ne­a­men­to de ci­da­des com me­nos de 50 mil ha­bi­tan­tes e 32% de re­cur­sos de hos­pi­tais uni­ver­si­tá­ri­os.

Com o sur­to de sa­ram­po no Es­ta­do de São Pau­lo e a cres­cen­te de­man­da por va­ci­nas, o Mi­nis­té­rio da Saú­de não tem con­se­gui­do en­tre­gar quan­ti­da­de de do­ses su­fi­ci­en­te pa­ra abas­te­cer os pos­tos, e al­gu­mas pre­fei­tu­ras pau­lis­tas já re­la­tam fal­ta do imu­ni­zan­te. A si­tu­a­ção de imi­nen­te de­sa­bas­te­ci­men­to fez com que o go­ver­no fe­de­ral pe­dis­se aju­da à Or­ga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na de Saú­de (Opas) pa­ra a com­pra emer­gen­ci­al de 47 mi­lhões de do­ses da trí­pli­ce vi­ral no mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal.

Se­gun­do Car­mem Sil­via Gu­a­ri­en­te, di­re­to­ra do Con­se­lho de Se­cre­tá­ri­os Mu­ni­ci­pais de Saú­de do Es­ta­do de São Pau­lo (Co­sems-SP), vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os do in­te­ri­or têm en­fren­ta­do fa­lhas pon­tu­ais de for­ne­ci­men­to do imu­ni­zan­te. “Em Ara­ça­tu­ba, es­ta­mos há dois di­as sem uma úni­ca do­se da va­ci­na, pois a de­man­da da po­pu­la­ção tem si­do mui­to al­ta e já usa­mos to­das que fo­ram en­vi­a­das”, dis­se on­tem. A pre­vi­são é de re­po­si­ção até se­gun­da. “Es­ta­mos re­ce­ben­do pe­ri­o­di­ca­men­te, mas em quan­ti­da­de in­fe­ri­or à ne­ces­sá­ria”, diz Car­mem, que é se­cre­tá­ria no mu­ni­cí­pio do in­te­ri­or pau­lis­ta. Em Ara­ça­tu­ba, fo­ram con­fir­ma­dos três ca­sos de sa­ram­po.

Os úl­ti­mos nú­me­ros do mi­nis­té­rio so­bre a quan­ti­da­de de do­ses dis­po­ní­veis re­fle­tem a bai­xa nos es­to­ques es­ta­du­ais. Da­dos re­fe­ren­tes à si­tu­a­ção do úl­ti­mo dia 3 mos­tram que a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de de São Pau­lo ti­nha na oca­sião ape­nas 23 mil do­ses dis­po­ní­veis pa­ra dis­tri­bui­ção aos mu­ni­cí­pi­os, o equi­va­len­te a 5% da mé­dia de do­ses en­vi­a­das men­sal­men­te ao Es­ta­do pe­lo mi­nis­té­rio.

A di­re­to­ra de imu­ni­za­ção da se­cre­ta­ria pau­lis­ta, Helena Sa­to, con­fir­mou que de­sa­bas­te­ci­men­tos pon­tu­ais po­dem ocor­rer, mas afir­mou que no­vas re­mes­sas es­tão che­gan­do se­ma­nal­men­te. Ela afir­ma que o es­to­que es­ta­du­al – que era de 23 mil do­ses no dia 3 – já su­biu pa­ra

240 mil on­tem e no­vo en­vio de mais de 1 mi­lhão de va­ci­nas se­rá fei­to pe­lo mi­nis­té­rio na pró­xi­ma se­ma­na. “Te­mos em São Pau­lo mais de 5 mil sa­las de va­ci­na­ção, en­tão em al­gu­mas de­las po­de fal­tar, mas é ra­pi­da­men­te re­pos­to.” Ela diz que, di­an­te do qua­dro, o im­por­tan­te é que os mu­ni­cí­pi­os pri­o­ri­zem as ações de blo­queio va­ci­nal (quan­do há va­ci­na­ção de pes­so­as que ti­ve­ram con­ta­to com um ca­so sus­pei­to) e si­gam dis­po­ni­bi­li­zan­do a imu­ni­za­ção pa­ra quem não es­tá pro­te­gi­do ain­da. “Não há ne­ces­si­da­de de cor­re­ria por­que quem mais pre­ci­sa es­tá sen­do va­ci­na­do”, de­cla­rou.

Com­pra emer­gen­ci­al. Es­pe­ci­a­lis­ta em imu­ni­za­ção da Opas, Lely Guz­man con­fir­mou que a or­ga­ni­za­ção re­ce­beu do go­ver­no bra­si­lei­ro pe­di­do de com­pra de do­ses ex­tras e dis­se que a ins­ti­tui­ção es­tá se es­for­çan­do pa­ra aten­der à so­li­ci­ta­ção. “Par­te da re­mes­sa já foi en­vi­a­da e es­tá em pro­ces­so de li­be­ra­ção pe­las au­to­ri­da­des bra­si­lei­ras. O res­tan­te es­pe­ra­mos con­se­guir en­vi­ar ain­da nes­te ano”, de­cla­rou, du­ran­te a 21.ª Jor­na­da Na­ci­o­nal de Imu­ni­za­ções, even­to pro­mo­vi­do em Fortaleza pe­la So­ci­e­da­de Brasileira de Imu­ni­za­ções.

Ques­ti­o­na­do so­bre a si­tu­a­ção da com­pra emer­gen­ci­al, o Mi­nis­té­rio da Saú­de in­for­mou que já fo­ram ad­qui­ri­dos 28,7 mi­lhões de do­ses da trí­pli­ce vi­ral pe­la Opas e aguar­da res­pos­ta em re­la­ção à aqui­si­ção de mais 18,7 mi­lhões de do­ses. Pa­ra is­so, diz a pas­ta, fo­ram in­ves­ti­dos cer­ca de R$ 325 mi­lhões.

A RE­PÓR­TER VI­A­JOU A CON­VI­TE DA SOC. BRASILEIRA DE IMU­NI­ZA­ÇÕES

TI­A­GO QU­EI­ROZ / ESTADÃO - 23/7/2019

Cam­pa­nha. Cri­an­ças de 6 me­ses a 1 ano e jo­vens en­tre 15 e 29 de­vem to­mar a va­ci­na; São Pau­lo tem sur­to da do­en­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.