O Estado de S. Paulo

PSL quer irmão de Alcolumbre candidato

-

Em mais um sinal da proximidad­e de Davi Alcolumbre com o governo de Jair Bolsonaro, Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, está sendo cortejado pelo PSL para ser candidato a prefeito de Macapá. “Ele vai ser nosso candidato, se Deus quiser”, disse o presidente do partido, Luciano Bivar. Pelo Senado passam atualmente temas centrais para o governo: reforma da Previdênci­a, indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington e a sabatina de Augusto Aras, o procurador-geral da República indicado por Bolsonaro.

» Vamos em frente. Hoje o DEM de Davi Alcolumbre está coligado com a Rede no Amapá. O presidente do Senado foi consultado, segundo articulado­res da candidatur­a, e deixou a impressão nos dirigentes do PSL de que apoia a empreitada.

» Do pai, do filho. Bolsonaro disse que todos os candidatos do PSL a prefeitura­s vão passar por seu crivo, mas a direção do partido avalia que será impossível tê-lo como avalizador. Será Flávio Bolsonaro, senador e presidente do PSL-RJ, quem ajudará a montar as chapas, em nome do clã.

» Pulso. Davi Alcolumbre encerrou o expediente na sexta-feira sentindo a temperatur­a dos senadores para votar semana quem vem a reforma da Previdênci­a.

» Pulso 2. Seus colegas pediram que ele convocasse uma sessão do Congresso para derrubar os vetos de Jair Bolsonaro ao projeto de abuso de autoridade. Se o fizer, atrasará o cronograma da reforma.

» Todo... Enfrentar a fúria bolsonaris­ta das redes sociais e as críticas da esquerda é apenas um aperitivo do que vem pela frente para Augusto Aras, o novo procurador-geral da República.

» ...cuidado. Quem conhece a fundo o Ministério Público Federal compara a missão de Aras, de pacificar a instituiçã­o, ao trabalho de um equilibrad­or de pratos.

» Iniciativa. O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) vai entrar com uma ação popular contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), por ter mandado recolher HQs da Bienal do Livro. “Ele se arvora de censor e avoca para si um direito que não tem.”

» Vestibular. O Novo abre segunda-feira, dia 9, processo seletivo para a escolha dos candidatos a vereador em 17 cidades do País. Ao final de três etapas, os aprovados assinarão um termo de compromiss­o.

» Vestibular 2. No documento, eles terão de se compromete­r com os princípios e valores do Novo: redução do número de assessores, de custos e verbas de gabinete, e o cumpriment­o de todo o mandato.

» Aberto. O processo para a escolha dos candidatos a prefeito já está em andamento em 46 cidades. » Roupa suja. Deputados fluminense­s reclamaram a Bolsonaro que não estão conseguind­o fazer indicações a cargo no Rio. Dizem que só Flávio emplacou aliados em hospitais federais. O senador nega.

» Espaço aberto. O Iree (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) sabatina, segunda-feira em SP (Unibes Cultural), Marcos Pereira (PRBSP), vice-presidente da Câmara dos Deputados, sobre as perspectiv­as econômicas e políticas do País.

COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

 ?? MARIANNA HOLANDA/COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente, foi “tietado” após evento no Planalto para o lançamento da nova carteira digital dos estudantes, a ID Estudantil.
MARIANNA HOLANDA/COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente, foi “tietado” após evento no Planalto para o lançamento da nova carteira digital dos estudantes, a ID Estudantil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil