O Estado de S. Paulo

Ministros cantam hino em vídeo do 7 de Setembro

Gravação que deve ser apresentad­a em telão e divulgada nas redes sociais reuniu General Heleno, Moro e outros auxiliares

- Mateus Vargas Tânia Monteiro / BRASÍLIA

Para marcar o 7 de Setembro, além de esquadrilh­a da Fumaça e desfile militar, ministros do governo gravaram o Hino Nacional em vídeo que deve ser apresentad­o hoje em telão em cerimônia em Brasília e distribuíd­o nas redes sociais.

A equipe de comunicaçã­o do Planalto registrou a cantoria de cada ministro em seus gabinetes. O áudio de uma orquestra executando o hino deve ser inserido na edição final. O Estado apurou que a maioria dos 22 ministros aceitou cantar, como os generais Augusto Heleno (GSI), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e o almirante Bento Albuquerqu­e (Minas e Energia) e ainda o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública).

As filmagens foram feitas nos últimos dias e os participan­tes mantiveram segredo em suas redes sociais. O Planalto não confirma se o presidente Jair Bolsonaro ou a primeira-dama, Michelle, também participam do vídeo que será exibido no evento de Brasília.

Convocação. Nesta semana, Bolsonaro convocou a população para ir de verde e amarelo aos desfiles do Dia da Independên­cia. “Lembro que lá atrás um presidente falou isso e se deu mal. Mas não é o nosso caso”, disse ele, em referência a pedido similar de Fernando Collor, em 1992, que acabou impulsiona­ndo protestos para impeachmen­t do então presidente.

Após a crise ambiental na Amazônia, Bolsonaro disse que as comemoraçõ­es devem ainda marcar posição do governo sobre defesa da soberania do País sobre a floresta. O governo adotou o “Vamos valorizar o que é nosso” como tema para as comemoraçõ­es deste ano.

Foi lançada ainda a Semana do Brasil, de 6 a 15 de setembro, que pretende estimular ações promociona­is. O Planalto divulgou que 4.680 lojistas no País aderiram ao evento nos moldes da “Black Friday”: a promessa é oferecer benefícios aos consumidor­es, seja por meio de descontos, isenções ou promoções. No segmento de shoppings, a previsão é de um aumento de 5% nas vendas.

Bolsonaro desfilará de carro aberto a partir das 9h, quando começa o evento em Brasília. Segundo o Planalto, mais de 4,5 mil pessoas, sendo 3 mil militares das Forças Armadas, também devem se apresentar. O número de telões distribuíd­os pela Esplanada passou de três para dez neste ano.

Está prevista formação da “Pirâmide Humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O grupo bateu recorde mundial por ter acomodado 47 militares sobre uma única moto em movimento. A Esquadrilh­a da Fumaça fará o show acrobático no céu de Brasília para encerrar o desfile.

O apresentad­or Silvio Santos, dono SBT, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record, o empresário Marcelo Carvalho, controlado­r da Rede TV, e Luciano Hang, dono das lojas Havan, estarão em Brasília ao lado do presidente Bolsonaro. Estava previsto para ontem à noite um jantar entre Bolsonaro, Silvio Santos e Edir Macedo, no Palácio da Alvorada.

Hang esteve ontem no Planalto. Tirou selfies com funcionári­os e sentou ao lado de Bolsonaro e ministros durante evento para lançamento de carteira estudantil digital. O empresário vestia terno e sapatos com as cores da Bandeira Nacional. Depois participou de cerimônia reservada em lembrança do atentado a faca contra Bolsonaro, que completou ontem um ano.

Ao Estado, Hang disse que resolveu se engajar na campanha de Bolsonaro no ano passado, mas que não tem pretensões eleitorais. Ele afirmou que o presidente está transforma­ndo o Brasil de um “país socialista, comunista, para um país capitalist­a”.

O empresário afirmou ainda que Bolsonaro acertou ao indicar o subprocura­dor Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República e que a interferên­cia em órgãos como Receita Federal, Coaf e Polícia Federal não desidratam o combate à corrupção. “É difícil agradar gregos e troianos”, disse ele.

Como o Estado mostrou, um forte de esquema de segurança foi preparado para o evento, nos mesmos moldes da posse em janeiro. Os convites distribuíd­os para as arquibanca­das são nominais, algo inédito, e até mesmo “snipers” (atiradores de elite) estarão de prontidão em pontos estratégic­os.

O presidente chegará ao evento em carro aberto. A expectativ­a é que, ao contrário da posse, desta vez o vereador Carlos Bolsonaro não esteja no Rolls Royce. O filho “número 02” do presidente, porém, não será impedido de repetir seu ato caso assim deseje.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADAO ?? Planalto. Hang, de verde e amarelo, ao lado de Bolsonaro
DIDA SAMPAIO/ESTADAO Planalto. Hang, de verde e amarelo, ao lado de Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil