Bolsonaro ata­ca Ma­cron e cri­ti­ca de­mar­ca­ções

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / ELI­ZA­BETH LO­PES e GIOVANA GIRARDI

O pre­si­den­te Jair Bolsonaro rei­te­rou on­tem, em vi­de­o­con­fe­rên­cia na reu­nião dos pre­si­den­tes dos paí­ses amazô­ni­cos, que é pre­ci­so man­ter a so­be­ra­nia so­bre as ri­que­zas da re­gião. O en­con­tro ocor­re em Le­tí­cia, na Colôm­bia. “A Amazônia é nos­sa e a so­be­ra­nia de ca­da um de nós é ine­go­ciá­vel.” Bolsonaro tam­bém vol­tou a cri­ti­car o pre­si­den­te da Fran­ça, Em­ma­nu­el Ma­cron. Se­gun­do Bolsonaro, há uma ame­a­ça dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos à so­be­ra­nia da re­gião. “De­ve­mos evi­tar as queimadas, mas o fu­ror in­ter­na­ci­o­nal ser­viu pa­ra Ma­cron nos ata­car.” Ele dis­se que sua ges­tão pen­sa no “ín­dio, no meio am­bi­en­te, no mos­qui­ti­nho e na co­bra”.

As de­mar­ca­ções de ter­ras in­dí­ge­nas tam­bém fo­ram ou­tro al­vo de crí­ti­cas do pre­si­den­te bra­si­lei­ro, que fa­lou em “in­dús­tria das de­mar­ca­ções”, in­cen­ti­va­das pe­los go­ver­nos de es­quer­da. “Se na Bo­lí­via um ín­dio (o pre­si­den­te Evo Mo­ra­les) as­su­miu a pre­si­dên­cia do país, por que no Bra­sil eles têm de fi­car con­fi­na­dos em uma re­ser­va?” Par­ti­ci­pa­ram da reu­nião os pre­si­den­tes da Colôm­bia, Pe­ru, Bo­lí­via e Equa­dor, além de re­pre­sen­tan­tes do Su­ri­na­me e da Gui­a­na.

Ma­ni­fes­to. Pre­fei­tos das ca­pi­tais da Re­gião Amazônia e de al­gu­mas das prin­ci­pais ci­da­des di­vul­ga­ram on­tem ma­ni­fes­to pe­lo de­sen­vol­vi­men­to lo­cal que tra­ga “pros­pe­ri­da­de às po­pu­la­ções e man­te­nha a flo­res­ta em pé”. O tex­to foi re­sul­ta­do de reu­niões do pri­mei­ro Fórum das Ci­da­des Amazô­ni­cas, em Ma­naus. “As re­cen­tes queimadas na re­gião atraí­ram olha­res e pre­o­cu­pa­ções mun­di­ais pa­ra uma si­tu­a­ção que é re­cor­ren­te no ve­rão amazô­ni­co, po­rém exis­tem ou­tros fa­to­res que com­pro­me­tem a qua­li­da­de so­ci­o­am­bi­en­tal da re­gião, co­mo o ga­rim­po e a ex­tra­ção ile­gal de ma­dei­ra”, diz o ma­ni­fes­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.