Era da co­ne­xão pe­de in­for­ma­ção de qua­li­da­de

Even­to em Bra­sí­lia de­ba­teu a re­la­ção en­tre a co­nec­ti­vi­da­de, ca­da vez mais pre­sen­te no co­ti­di­a­no do elei­tor, e a ação po­lí­ti­ca em to­das as es­fe­ras pú­bli­cas

O Estado de S. Paulo - - Primeira página -

In­for­ma­ção de qua­li­da­de, aber­tu­ra do diá­lo­go e in­cen­ti­vo à di­ver­si­da­de fo­ram ca­mi­nhos apon­ta­dos no se­mi­ná­rio De­sa­fi­os da De­mo­cra­cia no Bra­sil: Ino­va­ção, Par­ti­ci­pa­ção e Re­pre­sen­ta­ção num Mun­do Hi­per­co­nec­ta­do pa­ra que a so­ci­e­da­de tec­no­ló­gi­ca de­sen­vol­va o apri­mo­ra­men­to da de­mo­cra­cia.

Os de­sa­fi­os da de­mo­cra­cia no Bra­sil fo­ram te­ma de de­ba­te re­a­li­za­do na úl­ti­ma quar­ta-feira, em Bra­sí- lia. Sob o te­ma De­sa­fi­os da De­mo­cra­cia no Bra­sil: Ino­va­ção e Re­pre­sen­ta­ção num Mun­do Hi­per­co- nec­ta­do, o en­con­tro foi or­ga­ni­za­do pe­lo Es­ta­do e pe­la Re­de de Ação Po­lí­ti­ca pe­la Sus­ten­ta­bi­li­da­de (RAPS), no Se­na­do, em Bra­sí­lia, na úl­ti­ma quar­ta-feira. En­tre os te­mas abor­da­dos. dis­cu­tiu-se o avan­ço das fa­ke news, a po­la­ri­da­de nas re­des so­ci­ais e a me­lho­ra na qua­li­da­de da in­for­ma­ção, sem­pre com o ob­je­ti­vo de apri­mo­rar a de­mo­cra­cia.

O de­ba­te da úl­ti­ma se­ma­na con­tou com Mô­ni­ca So­dré, ci­en­tis­ta po­lí­ti­ca e di­re­to­ra-exe­cu­ti­va da Re­de de Ação Po­lí­ti­ca pe­la Sus­ten- ta­bi­li­da­de, do tam­bém ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Fer­nan­do Gu­ar­ni­e­ri, do de­pu­ta­do fe­de­ral Ta­deu Alen­car (PSB-PE) e do ge­ren­te de po­lí­ti- cas pú­bli­cas do Twit­ter Bra­sil, Fer­nan­do Gal­lo. Pa­ra o re­pre­sen- tan­te da pla­ta­for­ma di­gi­tal, por exem­plo, o mi­cro­blog tem se empenhado e efe­ti­va­men­te atu­a­do pa­ra ex­cluir con­tas fal­sas e ba­nir o uso de robôs vir­tu­ais no si­te, co­mo for­ma de di­mi­nuir a pro­pa­ga­ção de no­tí­ci­as fal­sas. A polêmica em tor­no do as­sun­to ocu­pou o no­ti­ciá­rio du­ran­te as úl­ti­mas elei­ções.

A mi­nis­tra do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Cár­men Lú­cia tam­bém par­ti­ci­pou. Du­ran­te en­tre­vis­ta ao vi­vo an­tes do even­to, re­for­çou a im­por­tân­cia da co­mu­ni­ca­ção e do uso das fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas pa­ra apri­mo­rar o de­ba­te po­lí­ti­co, des­ta­can­do a con­vi­vên­cia e tam­bém o diá­lo­go. Já o de­pu­ta­do Ta­deu Alen­car cha­mou a aten­ção pa­ra a im­por­tân­cia da con­vi­vên­cia de­mo­crá­ti­ca, que de­ve es­tar aci­ma de ide­o­lo­gi­as e par­ti­dos po­lí­ti­cos. Es­se, aliás, foi o fio con­du­tor do de­ba­te: man­ter di­ver­sas for­mas de pen­sa­men­to ca­mi­nhan­do jun­tas, com res­pei­to a opi­niões, con­trá­ri­as ou não, com o ob­je­ti­vo de for­ta­le­cer o sis­te­ma de­mo­crá­ti­co.

GETTY IMAGES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.