Ae­ro­náu­ti­ca vai ou­vir sar­gen­to pre­so com droga

O Estado de S. Paulo - - Política - Tâ­nia Mon­tei­ro

Pre­so há mais de dois me­ses, quan­do ten­ta­va de­sem­bar­car com 39 qui­los de cocaína do avião re­ser­va da co­mi­ti­va pre­si­den­ci­al em Se­vi­lha, o sar­gen­to da Ae­ro­náu­ti­ca Ma­no­el Sil­va Rodrigues de­ve ser ou­vi­do nes­ta se­ma­na pe­la For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra.

O co­ro­nel Lin­coln Ra­mos Hun­gria, en­car­re­ga­do pe­lo Inqué­ri­to Po­li­ci­al Mi­li­tar (IPM) aber­to pe­la Ae­ro­náu­ti­ca pa­ra in­ves­ti­gar o caso, che­ga à Es­pa­nha nes­ta se­ma­na pa­ra to­mar o de­poi­men­to do sar­gen­to. O inqué­ri­to, que pe­de o in­di­ci­a­men­to de Sil­va Rodrigues por trá­fi­co de dro­gas, já foi en­cer­ra­do e es­tá nas mãos no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Mi­li­tar des­de o mês pas­sa­do, mas ain­da as­sim o sar­gen­to se­rá ou­vi­do.

Mes­mo de­pois de di­ver­sos pe­di­dos do Bra­sil, en­quan­to o IPM es­ta­va aber­to, so­men­te ago­ra o go­ver­no es­pa­nhol au­to­ri­zou que os mi­li­ta­res bra­si­lei­ros se­guis­sem pa­ra Se­vi­lha.

O sar­gen­to es­tá em pri­são pro­vi­só­ria, sem di­rei­to a fi­an­ça. O IPM fi­na­li­za­do pe­de que o sar­gen­to se­ja con­de­na­do por trá­fi­co de dro­gas, o que lhe cus­ta­rá a ex­pul­são da FAB e pe­lo me­nos 15 anos de pri­são. Há dois outros pro­ces­sos em cur­so, um no Bra­sil, co­man­da­do pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, e ou­tro na Es­pa­nha.

No país eu­ro­peu, a Justiça apu­ra quem se­ria o re­cep­tor da droga. Ha­via cocaína não ape­nas na ba­ga­gem des­pa­cha­da do sar­gen­to, mas tam­bém em sua ma­le­ta de mão e em um por­ta­ter­no.

As ações de bus­ca e apre­en­são re­a­li­za­das na ca­sa de Rodrigues re­ve­la­ram que ele pos­suía uma co­le­ção de re­ló­gi­os, um ce­lu­lar ava­li­a­do em R$ 7 mil e ele­tro­do­més­ti­cos ca­ros que pa­re­ci­am re­cém-ad­qui­ri­dos. Em maio, ele ha­via com­pra­do uma mo­to por R$ 32 mil. O pa­ga­men­to foi fei­to em di­nhei­ro vi­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.