Ata­que no Cen­tral Park

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal -

Um dos ca­sos mais em­ble­má­ti­cos en­vol­ven­do a pe­na de mor­te e o pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, foi a con­de­na­ção de cin­co ado­les­cen­tes em um epi­só­dio no Cen­tral Park. Em abril de 1989, a po­lí­cia pren­deu cin­co ga­ro­tos do Har­lem – qua­tro ne­gros e um la­ti­no – com ida­des en­tre 14 e 16 anos, sus­pei­tos de te­rem es­tu­pra­do e es­pan­ca­do uma cor­re­do­ra do par­que.

Sub­me­ti­dos a in­ter­ro­ga­tó­ri­os agres­si­vos co­man­da­dos pe­la pro­mo­to­ra Lin­da Fairs­tein, sem a pre­sen­ça de ad­vo­ga­dos e, por al­gu­mas ho­ras, sem seus pais, eles con­fes­sa­ram. A ví­ti­ma não se lem­bra­va de na­da em ra­zão dos fe­ri­men­tos na ca­be­ça. Mes­mo sem ne­nhu­ma pro­va, o jú­ri os de­cla­rou cul­pa­dos. O anún­cio de Trump pe­din­do a vol­ta da pe­na de mor­te ao Es­ta­do de No­va York foi pu­bli­ca­do nes­se con­tex­to. Os jo­vens fi­ca­ram en­tre 7 e 13 anos na ca­deia até que, em 2002, o ver­da­dei­ro cul­pa­do ad­mi­tiu ter pra­ti­ca­do o cri­me, o que foi com­pro­va­do com tes­tes de DNA. Os jo­vens fo­ram sol­tos e Trump nun­ca se des­cul­pou pe­lo anún­cio. A his­tó­ria é con­ta­da na mi­nis­sé­rie da Net­flix

Olhos que Con­de­nam, da di­re­to­ra Ava DuVer­nay.

Após a es­treia da sé­rie, Fairs­tein en­trou em des­gra­ça. Pe­ti­ções on­li­ne pe­di­ram o boi­co­te de seus li­vros e sua ex­pul­são de di­ver­sas as­so­ci­a­ções. De­pois de uma en­xur­ra­da de crí­ti­cas, ela dei­xou or­ga­ni­za­ções co­mo a Sa­fe Ho­ri­zon e a Joy­ful He­art Foun­da­ti­on, que aju­da ví­ti­mas de vi­o­lên­cia se­xu­al, e o Vas­sar Col­le­ge, on­de es­tu­dou.

NYDAILYNEW­S

Anún­cio. Trump pe­de a pe­na de mor­te em jor­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.