Au­di­to­ria de mi­nis­té­rio é con­tes­ta­da por ser­vi­do­res

Di­ri­gen­tes do Meio Am­bi­en­te alar­dei­am su­pos­tas ir­re­gu­la­ri­da­des pa­ra ma­cu­lar ICMBio, afir­ma as­so­ci­a­ção

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Re­na­to Onofre / BRA­SÍ­LIA

A As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Ser­vi­do­res da Car­rei­ra de Es­pe­ci­a­lis­ta em Meio Am­bi­en­te (As­ce­ma) con­tes­tou a au­di­to­ria do Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te (MMA) que en­con­trou uma fro­ta de 377 car­ros inu­ti­li­za­dos em gal­pões li­ga­dos ao Ins­ti­tu­to Chi­co Mendes de Bi­o­di­ver­si­da­de (ICMBio). A fro­ta te­ria cus­to de R$ 39 mi­lhões por ano à União.

Em no­ta, a as­so­ci­a­ção afir­ma que os di­ri­gen­tes da pas­ta “alar­dei­am su­pos­tas ir­re­gu­la­ri­da­des pa­ra ma­cu­lar a ges­tão e os ser­vi­do­res do ICMBio”. O gas­to com a fro­ta su­ca­te­a­da foi iden­ti­fi­ca­do por uma au­di­to­ria in­ter­na re­a­li­za­da no ICMBio, cu­jo re­sul­ta­do foi di­vul­ga­do pe­lo Es­ta­do.

“O Mi­nis­té­rio Pu­bli­co Fe­de­ral aca­ba de emitir re­co­men­da­ção pa­ra que o ministro do Meio Am­bi­en­te, Ri­car­do Sal­les, con­de­na­do por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, se abs­te­nha de dar de­cla­ra­ções pú­bli­cas que, sem com­pro­va­ção, cau­sem des­le­gi­ti­ma­ção do tra­ba­lho do cor­po de ser­vi­do­res do Iba­ma e do ICMBio”, diz a no­ta da as­so­ci­a­ção.

A no­ta afir­ma que as ati­vi­da­des em áre­as re­mo­tas do País des­gas­tam os veí­cu­los e tor­nam “a ma­nu­ten­ção ca­ra e di­fí­cil”. E que o ór­gão uti­li­za, des­de 2008, con­tra­tos de abas­te­ci­men­to e ma­nu­ten­ção com car­tões e sis­te­mas “que per­mi­tem mo­ni­to­ra­men­to da fro­ta e dos abas­te­ci­men­tos e ma­nu­ten­ção”.

“Os se­gui­dos cor­tes or­ça­men­tá­ri­os in­vi­a­bi­li­zam a ade­qua­da ma­nu­ten­ção da fro­ta. Por is­so, mui­tos veí­cu­los fi­cam pa­ra­dos e o sal­do de com­bus­tí­vel ou ma­nu­ten­ção é trans­fe­ri­do pa­ra ou­tro veí­cu­lo pa­ra que as ati­vi­da­des não se­jam com­pro­me­ti­das”, diz o do­cu­men­to.

A au­di­to­ria cons­ta­tou que, dos qua­se 2 mil veí­cu­los ca­das­tra­dos, 40% – 800 car­ros – es­tão ino­pe­ran­tes ou su­bu­ti­li­za­dos. Des­ses, 377 não fun­ci­o­nam. Mas re­gis­tros apon­tam co­bran­ças de com­bus­tí­vel e de ma­nu­ten­ção, con­for­me a au­di­to­ria. Se­gun­do sus­pei­tas de in­te­gran­tes da pas­ta, os car­tões po­dem es­tar sen­do uti­li­za­dos em su­pos­to es­que­ma de des­vio de re­cur­sos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.