Hong Kong tem protesto em con­su­la­do

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - HONG KONG

Mi­li­tan­tes pró-de­mo­cra­cia par­ti­ci­pa­ram de uma ma­ni­fes­ta­ção on­tem em fren­te ao con­su­la­do dos Es­ta­dos Uni­dos em Hong Kong pa­ra pe­dir à co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal que au­men­te a pres­são so­bre a Chi­na, após três me­ses de pro­tes­tos.

Os par­ti­ci­pan­tes se­gu­ra­vam guar­da-chu­vas, sím­bo­lo das ma­ni­fes­ta­ções, ban­dei­ras ame­ri­ca­nas e fai­xas com men­sa­gens ao pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, pa­ra que “li­ber­te” Hong Kong. Al­guns en­to­a­vam o hi­no ame­ri­ca­no.

A ma­ni­fes­ta­ção era re­a­li­za­da com tran­qui­li­da­de, mas à noi­te fo­ram re­gis­tra­dos con­fron­tos no bair­ro de Mong­kok en­tre a po­lí­cia e os mais ra­di­cais, com blo­quei­os em ru­as e ave­ni­das, ata­ques a es­ta­ções de me­trô e bar­ri­ca­das in­cen­di­a­das.

A rai­va dos ma­ni­fes­tan­tes pa­re­ce es­tar lon­ge de di­mi­nuir, mes­mo após a che­fe do Exe­cu­ti­vo de Hong Kong, Car­rie Lam, anun­ci­ar a re­ti­ra­da de­fi­ni­ti­va do pro­je­to de lei so­bre as ex­tra­di­ções à Chi­na, o que de­sen­ca­de­ou os pro­tes­tos em ju­nho.

A re­ti­ra­da era uma das prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções do mo­vi­men­to, mas os mi­li­tan­tes con­si­de­ram que ela che­gou tar­de. Eles tam­bém pe­dem anis­tia pa­ra os cen­te­nas de detidos e in­ves­ti­ga­ção das ações da po­lí­cia, re­jei­ta­das por Car­rie e Pe­quim.

Ao vol­tar de Taiwan on­tem, o mi­li­tan­te Joshua Wong foi de­ti­do no­va­men­te, ago­ra por vi­o­lar as con­di­ções de sua li­ber­da­de sob fi­an­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.