Bar­rei­ras não ta­ri­fá­ri­as são prin­ci­pal en­tra­ve

O Estado de S. Paulo - - Economia - / L.R. e J.L.

O se­cre­tá­rio de Co­mér­cio Ex­te­ri­or subs­ti­tu­to do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, Leonardo Lahud, dis­se que as bar­rei­ras não ta­ri­fá­ri­as são ho­je o prin­ci­pal en­tra­ve ao co­mér­cio com ou­tros paí­ses. “O im­pac­to dis­so é mui­to mais re­le­van­te do que as bar­rei­ras ta­ri­fá­ri­as e é ho­je nos­sa pre­o­cu­pa­ção”, dis­se.

Lahud afirmou que o go­ver­no acom­pa­nha os en­tra­ves por meio do sis­te­ma “SEM Bar­rei­ras”. Ins­ti­tuí­do em 2017, ele é ali­men­ta­do pe­lo se­tor pri­va­do, que in­for­ma o ti­po de di­fi­cul­da­de en­con­tra­da nas vendas pa­ra o ex­te­ri­or, pa­ra que o go­ver­no ten­te re­ver­tê-las.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio, o sis­te­ma tem 56 bar­rei­ras sa­ni­tá­ri­as lis­ta­das, in­cluin­do as 43 apon­ta­das pe­la CNI. “Is­so es­tá no nos­so radar, te­mos fei­to ges­tões e es­ta­mos ten­tan­do re­sol­ver. Não são so­lu­ções rá­pi­das, exi­gem negociaçõe­s”, afirmou.

Ele dis­se que os acor­dos co­mer­ci­ais que vêm sen­do negociados pe­lo Bra­sil tra­tam da re­du­ção de ta­ri­fas e tam­bém da re­ti­ra­da de bar­rei­ras sa­ni­tá­ri­as e téc­ni­cas – há ca­pí­tu­los es­pe­cí­fi­cos so­bre o te­ma nos en­ten­di­men­tos fe­cha­dos com a União Eu­ro­peia e a As­so­ci­a­ção Eu­ro­peia de Li­vre-Co­mér­cio (EF­TA, na si­gla em in­glês).

O di­re­tor de De­sen­vol­vi­men­to In­dus­tri­al da CNI, Car­los Abi­ja­o­di, diz que, das 43 bar­rei­ras que já fo­ram co­lo­ca­das na pla­ta­for­ma, 31 são im­pos­tas por paí­ses de­sen­vol­vi­dos pa­ra “bar­rar pro­du­tos de paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to co­mo o nos­so”. “A di­plo­ma­cia co­mer­ci­al tem de es­tar sem­pre pre­sen­te nes­ses ca­sos pa­ra po­der re­sol­ver es­se ti­po de blo­queio à en­tra­da dos nos­sos pro­du­tos, que são im­por­tan­tes pa­ra nós.”

Con­se­lho. Em maio, ao ex­tin­guir mais de 50 con­se­lhos e co­le­gi­a­dos, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro tam­bém aca­bou com o Co­mi­tê Ges­tor do sis­te­ma SEM Bar­rei­ras. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia, o decreto que dis­põe so­bre o sis­te­ma es­tá “em fa­se fi­nal de aná­li­se e co­or­de­na­ção no go­ver­no bra­si­lei­ro e de­ve ser pu­bli­ca­do em bre­ve”.

No SEM Bar­rei­ras, es­tá pre­vis­ta a atu­a­ção dos Mi­nis­té­ri­os das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Eco­no­mia e Agri­cul­tu­ra, além do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­tro­lo­gia, Qua­li­da­de e Tec­no­lo­gia (In­me­tro) e da Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.