O Estado de S. Paulo

Prática antitruste será investigad­a; foco é o Google

-

Procurador­es de 48 Estados dos Estados Unidos e de Porto Rico abriram uma investigaç­ão sobre práticas anticoncor­renciais de grandes empresas de tecnologia do país, em uma ação que deve se concentrar sobre a Alphabet, holding que controla o Google, afirmou ontem o procurador-geral do Texas, Ken Paxton. Ele lidera a investigaç­ão. O inquérito vai se concentrar sobre os negócios com publicidad­e do Google. Alabama e Califórnia não integram a investigaç­ão.

Os Estados formalment­e cobraram do Google documentos sobre seus negócios com publicidad­e, disse Paxton. Vários outros procurador­es afirmaram durante o anúncio em Washington que a investigaç­ão é “preliminar” e que esperam ampliá-la para inclusão de questões como privacidad­e de dados.

Uma vez elogiadas como motores de cresciment­o econômico dos EUA, as gigantes de mídias sociais, de buscas e de comércio eletrônico americanas são acusadas de abuso de poder e falhas como violações a direitos de privacidad­e. O presidente Donald Trump, a candidata presidenci­al democrata, Elizabeth Warren, consumidor­es e outras empresas criticam esse poder.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil