In­sa­tis­fei­tos no Se­na­do ame­a­çam re­ta­li­a­ção

O Estado de S. Paulo - - Política - AL­BER­TO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­[email protected] PO­LI­TI­CA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/CO­LU­NA-DO-ESTADAO/ COM JU­LI­A­NA BRA­GA E MARIANNA HO­LAN­DA

Não ter­mi­na­rá sem cho­ro e sem ran­ger de den­tes o em­ba­te em tor­no da CPI da Lava To­ga no Se­na­do. O gru­po pró-ins­ta­la­ção da co­mis­são (cer­ca de 20 par­la­men­ta­res) che­ga a ame­a­çar, re­ser­va­da­men­te, im­por di­fi­cul­da­des na Ca­sa à vo­ta­ção da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia e às sa­ba­ti­nas de Au­gus­to Aras, es­co­lhi­do pa­ra as­su­mir a PGR, e de Edu­ar­do Bol­so­na­ro, vir­tu­al in­di­ca­do do Pla­nal­to pa­ra a em­bai­xa­da do Brasil em Washing­ton (EUA). A ten­são au­men­tou ain­da mais após Flá­vio Bol­so­na­ro (PSLRJ) ter se re­cu­sa­do a as­si­nar o re­que­ri­men­to pe­la CPI.

» Li­nhas ge­rais. A ideia tam­bém é boi­co­tar ou­tras pau­tas até que Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-AP), o pre­si­den­te do Se­na­do ca­da vez mais afi­na­do com Jair Bol­so­na­ro, ins­ta­le a CPI da Lava To­ga, al­go dis­tan­te atu­al­men­te.

» Ele, não. Al­guns se­na­do­res ava­li­am, mal­do­sa­men­te, co­mo des­ne­ces­sá­rio in­cluir a si­tu­a­ção de Edu­ar­do no pa­co­te de pres­são: já es­tá tão com­pli­ca­da que não se­ria um ins­tru­men­to efe­ti­vo.

» Ela, não. A cú­pu­la da re­for­ma tri­bu­tá­ria nas du­as Ca­sas do Con­gres­so re­cha­ça a pos­si­bi­li­da­de de uma no­va CPMF, co­mo o ministro Pau­lo Gu­e­des (Economia) pro­me­te apre­sen­tar.

» Stop. “Se qui­ser man­dar um imposto novo sem ter con­sen­so, o Con­gres­so não vai en­tre­gar a re­for­ma nes­te ano”, diz a pre­si­den­te da CCJ no Se­na­do, Si­mo­ne Te­bet (MDB-MS).

» Jun­tos. Ela es­te­ve on­tem com o de­pu­ta­do Ba­leia Ros­si (MDB-SP), au­tor da pro­pos­ta de re­for­ma que tra­mi­ta na Câ­ma­ra. Am­bos con­cor­da­ram na ava­li­a­ção.

» Va­mos. “Qu­al o con­sen­so? Des­bu­ro­cra­ti­zar e uni­fi­car im­pos­tos fe­de­rais? Óti­mo, dei­xa­mos a uni­fi­ca­ção dos es­ta­du­ais pa­ra uma se­gun­da eta­pa”, diz Te­bet.

» Em no­me da Ca­sa. Na reu­nião de lí­de­res, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) foi co­bra­do a dar res­pos­ta ins­ti­tu­ci­o­nal à de­cla­ra­ção de Car­los Bol­so­na­ro de que “a transforma­ção que o Brasil quer não se­rá rá­pi­da por via de­mo­crá­ti­ca”. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra não ti­tu­be­ou.

» Ex­po­si­ção. Den­tro dos quar­téis, a de­cla­ra­ção de Car­los so­bre a de­mo­cra­cia re­per­cu­tiu bas­tan­te mal. De­pois dos cor­tes que afe­ta­ram a ro­ti­na na pon­ta, o apoio ao governo de Bol­so­na­ro an­da in­cons­tan­te.

» Es­fin­ge. A gran­de ques­tão na ca­be­ça dos par­la­men­ta­res é: Car­los Bol­so­na­ro fa­la por ele ou tam­bém pe­lo pai pre­si­den­te qu­an­do escreve es­se ti­po de coi­sa?

» Tic-tac. Ape­sar de a una­ni­mi­da­de do CNMP ter re­cu­sa­do o afas­ta­men­to de Del­tan Dal­lag­nol, con­se­lhei­ros dão co­mo cer­to que um pro­ces­so se­rá aber­to.

» Lo­nely. Não pas­sou des­per­ce­bi­do tam­bém que a úl­ti­ma ses­são de Ra­quel Dod­ge no con­se­lho foi es­va­zi­a­da, bem di­fe­ren­te de qu­an­do ela co­me­çou sua ges­tão à fren­te da PGR.

» Efei­to. En­tre os ca­ci­ques do MDB é cer­to: o nú­me­ro de pre­fei­tu­ras co­man­da­das pe­lo par­ti­do vai so­frer re­du­ção nas elei­ções de 2020, na es­tei­ra do fenô­me­no que de­si­dra­tou a ban­ca­da da Câ­ma­ra. Em 2016, com se­te go­ver­na­do­res, o MDB ele­geu 1.206 pre­fei­tos.

» Em bai­xa. O ministro do Tu­ris­mo, Mar­ce­lo Ál­va­ro, es­tá na Rús­sia bus­can­do par­cei­ros. Dos 70,5 mi­lhões de rus­sos que vi­a­jam pe­lo mun­do por ano, o Brasil re­ce­be ape­nas 18,8 mil.

RO­BER­TO CASTELLO/DIVULGAÇÃO SI­MO­NE TE­BET

CLICK. A pre­si­den­te da CCJ, Si­mo­ne Te­bet (MS), acom­pa­nhou o in­di­ca­do à PGR, Au­gus­to Aras, em al­mo­ço com a ban­ca­da do MDB e na reu­nião de lí­de­res do Se­na­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.