O Estado de S. Paulo

Craques como Bellini e Djalma Santos defenderam a equipe

Rubro-negro já revelou ou contratou dezenas de jogadores que se destacaram no futebol brasileiro e mundial

- / C.C.

O Athletico-PR ainda carece de ídolos capazes de arrastar mais torcedores ao estádio. Mas já contou em sua história com jogadores campeões mundiais pela seleção brasileira. Nomes relevantes como Bellini, Djalma Santos e Kléberson têm nos respectivo­s currículos títulos tanto em Copas do Mundo quanto em campanhas importante­s pela equipe rubro-negra.

A ligação do time com grandes ídolos do futebol nacional começou em 1968. Após temporadas sem títulos estaduais, a diretoria foi em busca de jogadores experiente­s no futebol paulista. O zagueiro Bellini e o lateral Djalma Santos foram contratado­s com a bagagem de dois títulos de Copas do Mundo pela seleção e carreiras de quase 20 anos.

Os dois encerraram a trajetória como profission­ais no Athletico-PR e tiveram passagens importante­s pelo clube. Bellini se aposentou em 1969, um ano antes de o time comemorar o fim de 12 temporadas de jejum de títulos no Campeonato Paranaense. Quem teve a oportunida­de de dar a volta olímpica foi Djalma Santos, que jogou até os 43 anos.

Nos anos 2000, o AthleticoP­R colocou o meia Kléberson na seleção brasileira que disputou, e ganhou, o Mundial de 2002, na Ásia. O jogador, então com 23 anos, havia sido campeão brasileiro com o time rubro-negro no ano anterior.

Ao longo da história, o Athletico contou com vários jogadores que depois se destacaram em clubes do Brasil e do exterior. São os casos de Jadson, Dagoberto e Fernandinh­o, entre outros. Os torcedores mais antigos também se lembram da campanha no Brasileiro de 1983. A equipe foi semifinali­sta da competição liderada pelos gols do chamado Casal 20, uma dupla afinada de ataque formada por Washington e Assis. Logo depois os atacantes repetiram a parceria histórica e fizeram sucesso no Fluminense. Na década de 1990, a grande dupla de ataque do time foi formada por Oséas e Paulo Rink.

 ?? TWITTER/ATHLETICO PARANANAEN­SE ?? Kléberson. Do clube à seleção que ganhou a Copa de 2002
TWITTER/ATHLETICO PARANANAEN­SE Kléberson. Do clube à seleção que ganhou a Copa de 2002

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil