Do ae­ro­por­to ao mar, Ita­lo ven­ce ba­te­ria

Surfe. Bra­si­lei­ro te­ve pro­ble­mas pa­ra che­gar ao Ja­pão, foi di­re­to pa­ra a praia, pe­gou pran­cha em­pres­ta­da e ga­nhou

O Estado de S. Paulo - - Esportes - Pau­lo Favero

O bra­si­lei­ro Ita­lo Fer­rei­ra vi­veu uma das mai­o­res emo­ções de sua vi­da on­tem na dis­pu­ta do ISA (As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Surfe, na si­gla em in­glês) Ga­mes – a par­ti­ci­pa­ção no even­to ser­ve pa­ra ga­ran­tir que um sur­fis­ta se­ja ele­gí­vel pa­ra a Olim­pía­da de Tó­quio-2020. O sur­fis­ta te­ve uma sé­rie de pro­ble­mas pa­ra che­gar ao Ja­pão e de­sem­bar­cou em Miya­za­ki em ci­ma da ho­ra. Ele foi di­re­to do ae­ro­por­to pa­ra a praia, che­gou lá qu­an­do sua ba­te­ria já es­ta­va no fi­nal, mas con­se­guiu avan­çar.

“Do ae­ro­por­to di­re­to pa­ra a ba­te­ria. Uma das coi­sas mais lou­cas que já fiz”, es­cre­veu Ita­lo Fer­rei­ra em su­as re­des so­ci­ais. Lo­go que che­gou na areia da praia, Fi­li­pe To­le­do es­ta­va es­pe­ran­do por ele com uma pran­cha na mão. To­mou em­pres­ta­da do ami­go e en­trou no mar com uma ber­mu­da de pa­no gros­so, com bol­sos, al­go im­pen­sá­vel no es­por­te de al­to ren­di­men­to.

Ita­lo te­ve mui­ta di­fi­cul­da­de pa­ra che­gar ao Ja­pão por­que te­ve seu pas­sa­por­te com to­dos os vis­tos fur­ta­do nos Es­ta­dos Uni­dos. Mas ele cor­reu atrás de to­da a do­cu­men­ta­ção ne­ces­sá­ria e con­se­guiu che­gar em ci­ma da ho­ra no tor­neio. E con­tou com a aju­da dos bra­si­lei­ros pa­ra não per­der a vi­a­gem.

Fi­li­pi­nho já ti­nha ven­ci­do sua ba­te­ria na com­pe­ti­ção, avan­çan­do pa­ra a se­gun­da fa­se. E Ita­lo en­trou cor­ren­do na água com sua ba­te­ria fal­tan­do 8 mi­nu­tos pa­ra aca­bar. Mas foi su­fi­ci­en­te pa­ra ele pe­gar bo­as on­das e ga­nhar a sex­ta ba­te­ria do mas­cu­li­no com 13,46 pon­tos, à fren­te de Leandro Usuña, da Argentina (12,60), do me­xi­ca­no Dy­lan Southworth (11,34) e do no­ru­e­guês Fro­de Goa (3,13).

Fo­ram dis­pu­ta­das 28 ba­te­ri­as da pri­mei­ra fa­se e os prin­ci­pais atle­tas avan­ça­ram. O des­ta­que foi o ve­te­ra­no e 11 ve­zes cam­peão mun­di­al Kelly Sla­ter, que ga­nhou sua ba­te­ria mar­can­do 11,77 pon­tos – ele já avi­sou que so­nha dis­pu­tar a Olim­pía­da.

Fe­mi­ni­no. O tí­tu­lo fi­cou com a pe­ru­a­na So­fia Mu­la­no­vi­ch, de 36 anos, cam­peã mun­di­al de surfe em 2004. Ela su­pe­rou a bra­si­lei­ra Silvana Li­ma, que fez uma com­pe­ti­ção mui­to boa e foi prata, pa­ra fi­car com o ou­ro. Bi­an­ca Bui­ten­dag, da Áfri­ca do Sul, foi bron­ze.

PABLO JIMENEZ/ISA

Ber­mu­dão. De je­ans, Ita­lo pe­ga on­da em Miya­za­ki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.