O Estado de S. Paulo

Do aeroporto ao mar, Italo vence bateria

Surfe. Brasileiro teve problemas para chegar ao Japão, foi direto para a praia, pegou prancha emprestada e ganhou

- Paulo Favero

O brasileiro Italo Ferreira viveu uma das maiores emoções de sua vida ontem na disputa do ISA (Associação Internacio­nal de Surfe, na sigla em inglês) Games – a participaç­ão no evento serve para garantir que um surfista seja elegível para a Olimpíada de Tóquio-2020. O surfista teve uma série de problemas para chegar ao Japão e desembarco­u em Miyazaki em cima da hora. Ele foi direto do aeroporto para a praia, chegou lá quando sua bateria já estava no final, mas conseguiu avançar.

“Do aeroporto direto para a bateria. Uma das coisas mais loucas que já fiz”, escreveu Italo Ferreira em suas redes sociais. Logo que chegou na areia da praia, Filipe Toledo estava esperando por ele com uma prancha na mão. Tomou emprestada do amigo e entrou no mar com uma bermuda de pano grosso, com bolsos, algo impensável no esporte de alto rendimento.

Italo teve muita dificuldad­e para chegar ao Japão porque teve seu passaporte com todos os vistos furtado nos Estados Unidos. Mas ele correu atrás de toda a documentaç­ão necessária e conseguiu chegar em cima da hora no torneio. E contou com a ajuda dos brasileiro­s para não perder a viagem.

Filipinho já tinha vencido sua bateria na competição, avançando para a segunda fase. E Italo entrou correndo na água com sua bateria faltando 8 minutos para acabar. Mas foi suficiente para ele pegar boas ondas e ganhar a sexta bateria do masculino com 13,46 pontos, à frente de Leandro Usuña, da Argentina (12,60), do mexicano Dylan Southworth (11,34) e do norueguês Frode Goa (3,13).

Foram disputadas 28 baterias da primeira fase e os principais atletas avançaram. O destaque foi o veterano e 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que ganhou sua bateria marcando 11,77 pontos – ele já avisou que sonha disputar a Olimpíada.

Feminino. O título ficou com a peruana Sofia Mulanovich, de 36 anos, campeã mundial de surfe em 2004. Ela superou a brasileira Silvana Lima, que fez uma competição muito boa e foi prata, para ficar com o ouro. Bianca Buitendag, da África do Sul, foi bronze.

 ?? PABLO JIMENEZ/ISA ?? Bermudão. De jeans, Italo pega onda em Miyazaki
PABLO JIMENEZ/ISA Bermudão. De jeans, Italo pega onda em Miyazaki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil