Volkswa­gen pla­ne­ja lan­çar car­ro elé­tri­co no País em 2021

Ba­ti­za­do de ID.3, mo­de­lo é o pri­mei­ro a ser pro­du­zi­do em uma pla­ta­for­ma pró­pria pa­ra es­se ti­po de tec­no­lo­gia

O Estado de S. Paulo - - Economia - O RE­PÓR­TER VI­A­JOU A CON­VI­TE DA AS­SO­CI­A­ÇÃO DOS FABRICANTE­S DE VEÍ­CU­LOS (ANFAVEA) An­dré Íta­lo Ro­cha EN­VI­A­DO ES­PE­CI­AL / FRANK­FURT

A Volkswa­gen deve lan­çar seu car­ro elé­tri­co no Brasil no fim de 2021. Foi o que dis­se ao Es­ta­dão/Bro­ad­cast Jür­gen Stack­mann, che­fe glo­bal da mar­ca pa­ra ven­das, mar­ke­ting e pós-ven­da, no Sa­lão de Frank­furt, na Ale­ma­nha.

Her­bert Di­ess, pre­si­den­te exe­cu­ti­vo da Volkswa­gen, apre­sen­tou no even­to o pri­mei­ro car­ro elé­tri­co da mar­ca pro­du­zi­do em uma pla­ta­for­ma pró­pria pa­ra es­se ti­po de tec­no­lo­gia. Até en­tão, os veí­cu­los elé­tri­cos da mon­ta­do­ra eram adap­ta­ções de mo­de­los fa­bri­ca­dos em pla­ta­for­mas pre­pa­ra­das pa­ra pro­du­zir car­ros mo­vi­dos a com­bus­tí­veis fós­seis.

Ba­ti­za­do de ID.3, si­gla pa­ra in­te­li­gên­cia e de­sign, o novo car­ro tem si­do di­vul­ga­do co­mo o “elé­tri­co po­pu­lar” da Volkswa­gen e ini­ci­al­men­te se­rá ven­di­do a ¤ 30 mil, pa­ra sua ver­são mais bá­si­ca, na Eu­ro­pa. A in­ten­ção é in­tro­du­zir a mo­bi­li­da­de elé­tri­ca pa­ra o mer­ca­do de mas­sa. As en­tre­gas co­me­ça­ram na Ale­ma­nha em me­a­dos de 2020.

Stack­mann afir­mou que a Volkswa­gen pre­ten­de lan­çar ou­tros car­ros elé­tri­cos da fa­mí­lia ID e dis­se que um de­les se­rá le­va­do ao Brasil e à Amé­ri­ca do Sul o mais rá­pi­do pos­sí­vel, con­si­de­ran­do que o fim de 2021 é uma “boa épo­ca” pa­ra is­so. “É um óti­mo car­ro pa­ra cidades co­mo São Pau­lo”, dis­se.

De acor­do com Pablo Di Si, pre­si­den­te da Volkswa­gen pa­ra a Amé­ri­ca do Sul e Ca­ri­be, a de­fi­ni­ção so­bre o pe­río­do pa­ra lan­çar se da­rá no fim do ano.

Po­der de com­pra. Não há pla­nos, por en­quan­to, de pro­du­zir um au­to­mó­vel elé­tri­co no Brasil, dis­se Stack­mann. “A in­dús­tria bra­si­lei­ra não es­tá pron­ta pa­ra pro­du­ção em mas­sa de car­ros elé­tri­cos e o pre­ço se­ria mui­to al­to pa­ra o que o mer­ca­do es­tá dis­pos­to a pa­gar”, afir­mou.

O ID.3 tem au­to­no­mia de 550 quilô­me­tros e, com uma car­ga de 30 mi­nu­tos em uma to­ma­da de 100 kW, po­de­rá ro­dar mais 290 quilô­me­tros an­tes de ser re­car­re­ga­do no­va­men­te.

O lan­ça­men­to de um “elé­tri­co po­pu­lar” é um pas­so do gru­po pa­ra atin­gir a emis­são ze­ro car­bo­no em to­dos seus car­ros até 2050. Só a mar­ca Volkswa­gen pro­me­te in­ves­tir cer­ca de ¤ 9 bi­lhões em mo­bi­li­da­de elé­tri­ca até 2023, com mais de 20 mo­de­los em de­sen­vol­vi­men­to.

Emis­são ze­ro. Di­ess apre­sen­tou o ID.3 em Frank­furt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.