‘Quem’ é a Chan­gan

O Estado de S. Paulo - - Jornal do carro -

ACa­oa vai mon­tar car­ros da chi­ne­sa Chan­gan na an­ti­ga fá­bri­ca da Ford, em São Ber­nar­do do Cam­po (SP). De acor­do com in­for­ma­ções ob­ti­das pe­lo Jor­nal do Car­ro, a Chan­gan de­ve­rá lan­çar

SUVs mais ba­ra­tos que os da Chery – cu­jos mo­de­los tam­bém são mon­ta­dos pe­lo gru­po bra­si­lei­ro no País.

Mas “quem” é a Chan­gan? Em man­da­rim, Chang sig­ni­fi­ca du­ra­dou­ro, en­quan­to An quer di­zer se­gu­ran­ça. A pro­du­ção de au­to­mó­veis de pas­seio co­me­çou há 35 anos, o que faz da mar­ca uma das mais an­ti­gas no ra­mo na Chi­na.

An­tes dis­so, em 1959 a Chan­gan pro­du­ziu ji­pes Ty­pe 46 (idên­ti­cos ao Je­ep-Willys) sob li­cen­ça pa­ra o governo chi­nês.

Além de fa­bri­car seus pró­pri­os au­to­mó­veis, a Chan­gan tem par­ce­ria com a nor­te-ame­ri­ca­na Ford e com a ja­po­ne­sa Maz­da. Pa­ra is­so, fo­ram cri­a­das as joint ven­tu­res Chan­gan Maz­da e Chan­gan Ford.

Mon­ta­do­ra es­ta­tal, a Chan­gan é uma das cin­co mai­o­res da Chi­na. Nos mer­ca­dos ex­ter­nos, atua em paí­ses co­mo Rús­sia e Pa­quis­tão. Além dis­so, tem cen­tros de de­sen­vol­vi­men­to nos EUA e Ja­pão.

A Chan­gan es­te­ve no Brasil de 2006 a 2016 ven­den­do mo­de­los co­mer­ci­ais. Ini­ci­al­men­te, usou o no­me de sua di­vi­são Cha­na – que foi subs­ti­tuí­do por Chan­gan em 2011.

Des­ta vez, há di­ver­sas pos­si­bi­li­da­des, pois a ga­ma da Chan­gan na Chi­na tem dez SUVs. Ela co­me­ça com CS15, 7 cm me­nor que o Ca­oa Chery Tig­go 2, pas­sa pe­lo CS35 e tem co­mo to­po de li­nha ao CX70T, com 4,7 me­tros e se­te lu­ga­res.

CHAN­GAN/DIVULGAÇÃO

Um dos SUVs da Chan­gan que po­dem vir ao País é o CS35

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.