Fei­ra in­ves­te pou­co na es­por­ti­vi­da­de tra­di­ci­o­nal

O Estado de S. Paulo - - Jornal do carro -

• Mes­mo com a sus­ten­ta­bi­li­da­de em pau­ta, um sa­lão sem­pre tem espaço pa­ra so­nhos. Em Frank­furt, são pou­cos os mo­de­los que in­ves­tem em es­por­ti­vi­da­de vis­ce­ral. Ain­da as­sim, eles cha­mam a aten­ção.

Com a au­sên­cia da Fer­ra­ri no even­to, o pos­to de su­pe­res­por­ti­vo mais ba­da­la­do fi­cou com o Lam­borghi­ni Si­an. Mas nem ele con­se­gue es­ca­par da ele­tri­fi­ca­ção. Tra­ta-se do pri­mei­ro mo­de­lo hí­bri­do da mar­ca ita­li­a­na, que per­ten­ce ao Gru­po Volkswa­gen.

Ser hí­bri­do, no en­tan­to, é um in­gre­di­en­te que va­lo­ri­za ain­da mais a es­por­ti­vi­da­de do Si­an. O su­pe­res­por­ti­vo é tam­bém o Lam­borghi­ni mais po­ten­te de to­dos os tem­pos. Com a com­bi­na­ção de seu mo­tor 6.5 V12 a um elé­tri­co de 48V, ele en­tre­ga 830 cv e ace­le­ra de 0 a 100 km/h em 2,8 se­gun­dos.

O Si­an é um hí­bri­do le­ve. Is­so por­que o mo­tor elé­tri­co so­ma po­tên­cia ao a com­bus­tão. Po­rém, não é ca­paz de mo­vi­men­tar o car­ro so­zi­nho. Exclusivo, es­se Lam­borghi­ni te­rá ape­nas

63 uni­da­des pro­du­zi­das.

Na Au­di, ape­sar da pre­sen­ça de pro­tó­ti­pos elé­tri­cos e autô­no­mos, dois es­por­ti­vos cha­mam a aten­ção – am­bos de­vem ser ven­di­dos no mer­ca­do bra­si­lei­ro. A mar­ca pro­mo­ve em Frank­furt a es­treia das ver­sões pre­pa­ra­das do A6 e do A7 – a pe­rua RS6 Avant e o RS7.

A pe­rua es­por­ti­vo traz sob o capô um mo­tor V8 de ori­gem Lam­borghi­ni. Bi­tur­bo, es­se pro­pul­sor tem 600 cv de po­tên­cia e 81,6 mkgf de tor­que. De acor­do com in­for­ma­ções da Au­di, o mo­de­lo, que tem tra­ção in­te­gral, ace­le­ra de 0 a 100 km/h em ape­nas 3,1 se­gun­dos. O RS7 traz o mes­mo pro­pul­sor.

Fo­ra do seg­men­to de es­por­ti­vos, tam­bém há al­gu­mas es­trei­as in­te­res­san­tes, a exem­plo da no­va ge­ra­ção do BMW X6, cu­ja che­ga­da no mer­ca­do bra­si­lei­ro es­tá con­fir­ma­da: ela ocor­re­rá no ano que vem.

TO­BI­AS SCHWARZ/AFP

Hí­bri­do le­ve, Si­an é o mais po­ten­te car­ro da his­tó­ria da Lam­borghi­ni. Novo Au­di RS7 tem mo­tor V8 com 600 cv

DI­E­GO OR­TIZ/ES­TA­DÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.