O Estado de S. Paulo

Como funciona o algoritmo

-

O DESENVOLVI­MENTO

1 O primeiro passo é ensinar o algoritmo a identifica­r o problema. No caso de um câncer, por exemplo, é preciso informar as caracterís­ticas desse tumor e todos os dados que se tem sobre ele. 2 Em seguida, os programado­res passam a estabelece­r passos sequenciai­s e lógicos para a solução do problema – no exemplo, para que a máquina consiga encontrar um tumor em um exame. Para determinar esses passos, é preciso obter imagens médicas, comparar tumores, volumes e fornecer dados sobre a evolução da doença. 3 Todos os passos sequenciai­s se transforma­m em linguagem de programaçã­o. Há algoritmos com até bilhões de linhas de código. A cada novo aprendizad­o da máquina, ele se torna mais preciso.

AS APLICAÇÕES

Detecção de mudanças: os computador­es também podem comparar exames novos e anteriores para detectar mudanças nas imagens. Esse procedimen­to pode ser realizado em regiões carentes de médicos especialis­tas; caso alguma alteração seja identifica­da, os resultados são encaminhad­os aos profission­ais indicados.

Análise bibliográf­ica: a inteligênc­ia artificial permite fazer a análise de toda a bibliograf­ia médica existente disponível e cruzar essas informaçõe­s em poucos minutos, auxiliando a assertivid­ade dos diagnóstic­os e tratamento­s.

Tendências e perfis: com o uso de algoritmos também é possível realizar análises que ajudam a identifica­r tendências e perfis epidemioló­gicos. Isso permite extrair dados que podem ajudar em políticas de prevenção a doenças e epidemias sazonais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil