Flo­res pa­ra aler­tar con­tra de­pres­são

O Estado de S. Paulo - - Primeira página -

Um la­bi­rin­to foi mon­ta­do com qua­se 2 mil gi­ras­sóis no Lar­go da Ba­ta­ta, zo­na oes­te pau­lis­ta­na, pa­ra per­mi­tir ao vi­si­tan­te con­fe­rir a jor­na­da de uma pes­soa com de­pres­são, des­de a di­fi­cul­da­de de di­ag­nós­ti­co até de­sa­fi­os que po­dem sur­gir no dia a dia, co­mo pre­con­cei­to e uma sen­sa­ção de ina­de­qua­ção.

Um la­bi­rin­to de gi­ras­sóis foi ins­ta­la­do on­tem no Lar­go da Ba­ta­ta, em Pi­nhei­ros, zo­na oes­te de São Pau­lo. Tra­ta-se de uma cam­pa­nha pa­ra cha­mar a aten­ção pa­ra os ca­sos de de­pres­são, em meio às ações do Se­tem­bro Ama­re­lo, mês em que se cons­ci­en­ti­za so­bre a pre­ven­ção do sui­cí­dio.

Com 120 me­tros qua­dra­dos de ex­ten­são e qua­se 2 mil gi­ras­sóis, a ins­ta­la­ção fi­ca­rá mon­ta­da pa­ra vi­si­ta­ção gra­tui­ta até sá­ba­do. Quem pas­sa pe­lo la­bi­rin­to po­de con­fe­rir a jor­na­da de uma pes­soa com de­pres­são, des­de a di­fi­cul­da­de do di­ag­nós­ti­co até o en­fren­ta­men­to dos de­sa­fi­os que po­dem sur­gir, co­mo pre­con­cei­to e uma sen­sa­ção de ina­de­qua­ção.

Os vi­si­tan­tes tam­bém po­de­rão dei­xar uma men­sa­gem de apoio pa­ra quem con­vi­ve com a do­en­ça. Após o tér­mi­no da ins­ta­la­ção, as flo­res usa­das

no la­bi­rin­to e os bi­lhe­tes se­rão trans­for­ma­dos em buquês pa­ra pre­sen­tes.

A cam­pa­nha Na Di­re­ção da Vi­da – De­pres­são sem Ta­bu é con­du­zi­da pe­la Up­john, di­vi­são fo­ca­da em do­en­ças crônicas não trans­mis­sí­veis da Pfi­zer, pe­la área de me­di­ci­na in­ter­na da em­pre­sa, pe­la As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Fa­mi­li­a­res, Ami­gos e Por­ta­do­res de Trans­tor­nos Afe­ti­vos (Abra­ta), com par­ti­ci­pa­ção do Cen­tro de Va­lo­ri­za­ção da Vi­da (CVV). “A me­lhor for­ma de aju­dar é ou­vir o in­di­ví­duo com cal­ma e em­pa­tia, sem jul­ga­men­tos, de­mons­tran­do cui­da­do e afei­ção, for­ta­le­cen­do sua rede de apoio. Ca­be des­ta­car a im­por­tân­cia de pe­dir aju­da es­pe­ci­a­li­za­da, tan­to mé­di­ca quan­to emo­ci­o­nal”, diz Re­na­to Ca­e­ta­no, pre­si­den­te do CVV.

Es­pe­ci­a­lis­tas afir­mam que a de­pres­são é o prin­ci­pal fa­tor de ris­co pa­ra o sui­cí­dio. Se­gun­do a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS), uma pes­soa se sui­ci­da no mun­do a ca­da 40 se­gun­dos e es­sa é a se­gun­da cau­sa de mor­te en­tre jo­vens de 15 a 29 anos. O CVV aten­de pe­lo te­le­fo­ne 188 e tam­bém por chat, email e pes­so­al­men­te.

FELIPE RAU / ES­TA­DÃO

Em­pa­tia. La­bi­rin­to apre­sen­ta jor­na­da da de­pres­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.