O Estado de S. Paulo

4 PERGUNTAS PARA ...

- Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvi­mento Regional

1.

Como ficará o pagamento do subsídio do Minha Casa para as faixas 1,5 e 2 em 2020? Uma proposta é começar o ano que vem com 100% sendo pagos pelo FGTS nessas duas faixas e usar o limite de R$ 450 milhões do Orçamento

(para subvenção) para fazer novas contrataçõ­es da faixa. Poderia ser feito o remanejame­nto por portaria. Está sendo estudado, mas tem de ser conversado com muita cautela com a Economia e a Caixa.

2.

Há resistênci­a do ministro da Economia, Paulo Guedes? O ministro Paulo Guedes está muito preocupado com as famílias de baixa renda. Ele também entende que temos de usar o recurso que é de imposto para ajudar os que mais precisam. Farinha pouco, meu pirão primeiro. Se a gente tem pouco, vamos usar para quem mais precisa.

3.

O governo quer focar o programa nas regiões com maior déficit? A nossa ideia é verificar o déficit relativo e direcionar o recurso para onde mais precisa. Podemos direcionar de algumas formas. Pode colocar valores mais atrativos para aquelas regiões. Aqui, se for construído, a unidade vai ter um valor mais alto de pagamento. Torna mais atrativo para as empresas.

4.

Como o sr vê a proposta do diretor do FGTS de trocar o subsídio por um fundo garantidor para o financiame­nto? Estamos trabalhand­o sobre a nova reformulaç­ão do programa, mas ainda está tudo em discussão. Esse é um programa com 10 anos e alguns problemas e estamos trabalhand­o. São ideias para resolver as falhas que identifica­mos, como comerciali­zação irregular, a pessoa que acaba comerciali­zando por um valor abaixo do que custou para o governo. Há um erro de alocação de recursos grande. Queremos selecionar melhor as famílias e garantir que não haja fraudes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil