4 PER­GUN­TAS PA­RA ...

O Estado de S. Paulo - - E & n - Gus­ta­vo Ca­nu­to, ministro do De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal

1.

Co­mo fi­ca­rá o pa­ga­men­to do sub­sí­dio do Mi­nha Ca­sa pa­ra as fai­xas 1,5 e 2 em 2020? Uma pro­pos­ta é co­me­çar o ano que vem com 100% sen­do pa­gos pe­lo FGTS nes­sas du­as fai­xas e usar o li­mi­te de R$ 450 mi­lhões do Or­ça­men­to

(pa­ra sub­ven­ção) pa­ra fa­zer no­vas con­tra­ta­ções da fai­xa. Po­de­ria ser fei­to o re­ma­ne­ja­men­to por por­ta­ria. Es­tá sen­do es­tu­da­do, mas tem de ser con­ver­sa­do com mui­ta cau­te­la com a Economia e a Cai­xa.

2.

Há re­sis­tên­cia do ministro da Economia, Pau­lo Gu­e­des? O ministro Pau­lo Gu­e­des es­tá mui­to pre­o­cu­pa­do com as fa­mí­li­as de bai­xa ren­da. Ele tam­bém en­ten­de que te­mos de usar o re­cur­so que é de imposto pa­ra aju­dar os que mais pre­ci­sam. Fa­ri­nha pou­co, meu pi­rão pri­mei­ro. Se a gen­te tem pou­co, va­mos usar pa­ra quem mais pre­ci­sa.

3.

O governo quer fo­car o pro­gra­ma nas re­giões com mai­or dé­fi­cit? A nos­sa ideia é ve­ri­fi­car o dé­fi­cit re­la­ti­vo e di­re­ci­o­nar o re­cur­so pa­ra on­de mais pre­ci­sa. Po­de­mos di­re­ci­o­nar de al­gu­mas for­mas. Po­de co­lo­car va­lo­res mais atra­ti­vos pa­ra aque­las re­giões. Aqui, se for cons­truí­do, a uni­da­de vai ter um va­lor mais al­to de pa­ga­men­to. Tor­na mais atra­ti­vo pa­ra as em­pre­sas.

4.

Co­mo o sr vê a pro­pos­ta do di­re­tor do FGTS de tro­car o sub­sí­dio por um fun­do ga­ran­ti­dor pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to? Es­ta­mos tra­ba­lhan­do so­bre a no­va re­for­mu­la­ção do pro­gra­ma, mas ain­da es­tá tu­do em dis­cus­são. Es­se é um pro­gra­ma com 10 anos e al­guns pro­ble­mas e es­ta­mos tra­ba­lhan­do. São idei­as pa­ra re­sol­ver as fa­lhas que iden­ti­fi­ca­mos, co­mo co­mer­ci­a­li­za­ção ir­re­gu­lar, a pes­soa que aca­ba co­mer­ci­a­li­zan­do por um va­lor abai­xo do que cus­tou pa­ra o governo. Há um er­ro de alo­ca­ção de re­cur­sos gran­de. Qu­e­re­mos se­le­ci­o­nar me­lhor as fa­mí­li­as e ga­ran­tir que não ha­ja frau­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.