O Estado de S. Paulo

Novo tipo de leilão atraiu estreantes para o setor

-

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP) conseguiu atrair estreantes para o setor com a realização da oferta permanente de áreas. Ao todo, sete empresas de pequeno porte, a maioria delas com experiênci­a em outras atividades, levaram campos em terra, sobretudo no Nordeste, o que levantou R$ 6,98 milhões em bônus de assinatura.

A mais atuante no leilão foi a americana Petro-Victory, do Texas, que levou blocos em terra e em águas rasas. Em seu site, a empresa destacou o momento da economia brasileira, que considera positivo, por conta dos desdobrame­ntos da Operação Lava Jato e das mudanças regulatóri­as promovidas pelo governo.

Além dela, saíram vencedoras empresas com experiênci­a na área de engenharia, como a Perícia Engenharia, e de energias renováveis, como a Creative Energy. Há outras que já participar­am de concorrênc­ias da ANP, mas não chegam a ter uma tradição no setor, como a Geopark e a Imetame.

“É claro que há o risco de empresas ficarem pelo caminho. Existe o caso de empresas supercapit­alizadas, como a OGX (que pertenceu ao empresário Eike Batista), que não foram para frente. É natural nessa indústria. O importante é que outras irão para frente e, com isso, está sendo criada uma nova indústria petroleira no Brasil”, avaliou José Roberto Faveret, sócio do Faveret Lampert Advogados, especialis­ta na área de Petróleo e Gás Natural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil