Cen­trão bus­ca no­me fo­ra da po­la­ri­za­ção

Sem can­di­da­to pró­prio pa­ra su­ces­são de Bol­so­na­ro, par­ti­dos que for­mam blo­co mon­tam es­tra­té­gia nas re­des so­ci­ais pa­ra atrair elei­tor

O Estado de S. Paulo - - Política - Ca­mi­la Tur­tel­li Ma­ri­a­na Hau­bert / BRA­SÍ­LIA / CO­LA­BO­ROU VE­RA RO­SA

Di­ri­gen­tes de par­ti­dos do Cen­trão co­me­ça­ram a mon­tar uma es­tra­té­gia pa­ra con­quis­tar, nas re­des so­ci­ais, o elei­tor que se opõe à po­la­ri­za­ção en­tre di­rei­ta e es­quer­da. Sem can­di­da­to pró­prio pa­ra a dis­pu­ta de 2022, o gru­po é con­trá­rio à re­e­lei­ção do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro e há um ra­cha em tor­no do apoio ao go­ver­na­dor de São Pau­lo, João Do­ria (PSDB), cotado pa­ra dis­pu­tar o Pla­nal­to. O nú­cleo du­ro des­se blo­co é for­ma­do por DEM, PP, PL, Re­pu­bli­ca­nos (exPRB), So­li­da­ri­e­da­de e Avan­te.

As reu­niões são sem­pre fei­tas com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que de­fen­de uma agen­da li­be­ral e tam­bém se mo­vi­men­ta pa­ra cons­truir uma al­ter­na­ti­va de cen­tro com um las­tro so­ci­al. O

Es­ta­do mos­trou, no iní­cio des­te mês, que já es­tá em cur­so uma ar­ti­cu­la­ção – en­vol­ven­do po­lí­ti­cos, eco­no­mis­tas e re­pre­sen­tan­tes de gru­pos de re­no­va­ção – na ten­ta­ti­va de em­pla­car a can­di­da­tu­ra do apre­sen­ta­dor de TV Lu­ci­a­no Huck, em 2022. Huck não con­fir­ma a in­ten­ção de con­cor­rer à su­ces­são de Bol­so­na­ro.

Os en­con­tros re­ser­va­dos de lí­de­res do Cen­trão, no en­tan­to, têm si­do fei­tos pa­ra bus­car ou­tra op­ção. Na prá­ti­ca, di­ri­gen­tes dos par­ti­dos não que­rem re­pe­tir o que clas­si­fi­cam co­mo “er­ro” de 2018, quan­do se ali­a­ram ao PSDB e apoi­a­ram a can­di­da­tu­ra do ex-go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min. Maia tam­bém che­gou a se in­si­nu­ar pa­ra o Pla­nal­to, mas de­sis­tiu. Após a der­ro­ta de Alck­min, o gru­po pro­cu­rou se des­vin­cu­lar do ca­rim­bo de Cen­trão, con­si­de­ra­do pe­jo­ra­ti­vo. A Câ­ma­ra proi­biu até o uso do ter­mo em seus veí­cu­los – rá­dio, TV e agên­ci­as de no­tí­ci­as.

Dois pro­fis­si­o­nais de re­des so­ci­ais fo­ram le­va­dos, on­tem, pa­ra con­ver­sar com di­ri­gen­tes do Cen­trão. Maia es­ta­va pre­sen­te. O pla­no do gru­po é dar voz ao mo­vi­men­to na in­ter­net, ten­do co­mo ban­dei­ras pro­pos­tas pa­ra o cres­ci­men­to e ge­ra­ção de em­pre­gos, além da de­fe­sa das re­for­mas econô­mi­cas, co­mo a da Pre­vi­dên­cia, que já foi apro­va­da na Câ­ma­ra.

A bus­ca por elei­to­res que não se en­cai­xam nem na di­rei­ta nem na es­quer­da é con­si­de­ra­da es­sen­ci­al pa­ra a es­tra­té­gia. O es­ta­tís­ti­co Pau­lo Gui­ma­rães, gu­ru do DEM, cal­cu­la es­se uni­ver­so em 60% do elei­to­ra­do. A avaliação é a de que mui­tos não que­rem a vol­ta do PT, mas se de­cep­ci­o­na­ram com Bol­so­na­ro e es­tão à pro­cu­ra de ou­tros can­di­da­to.

Pre­fei­to de Sal­va­dor e pre­si­den­te do DEM, ACM Ne­to ne­gou que o par­ti­do já es­te­ja tra­tan­do de 2022, por­que, an­tes da dis­pu­ta pre­si­den­ci­al, tem a elei­ção pa­ra as pre­fei­tu­ras, no ano que vem. “Não é ho­ra de apoi­ar nem de ve­tar nin­guém. Se­ria um ato de gran­de ir­res­pon­sa­bi­li­da­de”, afir­mou ele, que de­ve con­cor­rer ao go­ver­no da Bahia. ACM Ne­to tam­bém re­ba­teu co­men­tá­ri­os so­bre a cri­a­ção de um par­ti­do úni­co de cen­tro, ten­do à fren­te o PSDB, o DEM e o PSD. “A chan­ce de is­so ocor­rer é ze­ro”, dis­se. Foi o pró­prio Maia quem anun­ci­ou, em agos­to, a ideia de fu­são. Na oca­sião, es­ta­va ao la­do de Do­ria e do de­pu­ta­do Ale­xan­dre Fro­ta (SP), que foi ex­pul­so do PSL e pas­sou a in­te­grar a ban­ca­da tu­ca­na.

“O PSDB e o DEM es­ta­rão jun­tos em 2020 e em 2022”, de­cla­rou Maia na oca­sião. “O fim das co­li­ga­ções vai nos le­var à ne­ces­si­da­de de uma re­or­ga­ni­za­ção e há for­te pos­si­bi­li­da­de de ter­mos o DEM e o PSDB co­mo o mes­mo par­ti­do.” Me­nos de um mês de­pois, po­rém, in­te­gran­tes de am­bos os par­ti­dos che­ga­ram à con­clu­são de que é me­lhor es­pe­rar o des­fe­cho das elei­ções mu­ni­ci­pais pa­ra dar o pró­xi­mo pas­so.

GA­BRI­E­LA BILO / ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.