Aos 11 anos, Sky quer bri­lhar no Mun­di­al de Ska­te Park em SP

Bri­tâ­ni­ca tem boa chan­ce de de­fen­der seu país nos Jo­gos de Tó­quio e bus­ca pon­tos pa­ra o ran­king no Bra­sil

O Estado de S. Paulo - - Esportes - Pau­lo Fa­ve­ro

O ca­pa­ce­te azul co­mo o céu é a mar­ca re­gis­tra­da de Sky Brown, bri­tâ­ni­ca de 11 anos que tem bo­as chan­ces de re­pre­sen­tar sua na­ção na es­treia do ska­te nos Jo­gos Olím­pi­cos de Tó­quio. O ta­len­to pre­co­ce cha­ma a aten­ção de qual­quer um que tem a chan­ce de vê-la nu­ma pis­ta. Ela vai dis­pu­tar o Mun­di­al de Park, em São Pau­lo, em bus­ca de pon­tos pa­ra o ran­king olím­pi­co. Mas is­so não sig­ni­fi­ca pres­são pa­ra ela.

“Es­tou aqui pa­ra me di­ver­tir e o re­sul­ta­do não é o mais im­por­tan­te. Meu so­nho nes­sa com­pe­ti­ção é con­se­guir fa­zer as mi­nhas ma­no­bras e re­a­li­zar bem mi­nha li­nha. Se fi­zer tu­do bem, fi­ca­rei fe­liz”, dis­se ao Es­ta­do a sim­pá­ti­ca ga­ro­ta, que já é pa­tro­ci­na­da por gran­des mar­cas e ocu­pa a 9.ª po­si­ção no ran­king mun­di­al.

Ela to­mou gos­to pe­lo ska­te – e tam­bém pe­lo sur­fe – por in­fluên­cia do pai. Eles mo­ram em Miya­za­ki, no sul do Ja­pão, um lo­cal com be­las prai­as e na­tu­re­za exu­be­ran­te. “Es­co­lhi as du­as mo­da­li­da­des por­que eram as mais di­ver­ti­das”, diz Sky, que con­se­gue ir mui­to bem tam­bém em ci­ma da pran­cha nas on­das em fren­te de sua ca­sa.

Só nes­te ano, a me­ni­na já ro­dou por 20 paí­ses di­fe­ren­tes. Seus pais e o ir­mão Oce­an, de 8 anos, es­tão sem­pre jun­tos. Em ca­sa, os úni­cos re­sul­ta­dos que são co­bra­dos são da es­co­la – o co­lé­gio da ga­ro­ta pre­pa­rou um es­que­ma es­pe­ci­al pa­ra ela es­tu­dar e fa­zer provas du­ran­te as vi­a­gens. “Se não for pa­ra ser di­ver­ti­do, va­mos pa­rar. Não é pa­ra ter frus­tra­ção nes­sa ida­de. Acho que os pais pre­ci­sam aju­dar os fi­lhos a re­a­li­zar seus so­nhos. Se ela qui­ser ser dan­ça­ri­na, va­mos apoiá­la. So­mos rí­gi­dos ape­nas com a es­co­la”, lem­bra Stu­art, o pai da me­ni­na.

Sky pa­re­ce sa­ber mui­to bem o que quer da vi­da. “Eu que­ro ir pa­ra a Olim­pía­da. E meu so­nho tam­bém é po­der en­si­nar cri­an­ças a sur­far e a an­dar de ska­te.”

PABLO VAZ

Brin­ca­dei­ra. Sky diz que se di­ver­te quan­do an­da de ska­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.