Trump adia ele­va­ção de ta­ri­fa a pro­du­to chi­nês

O Estado de S. Paulo - - Economia -

O pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, anun­ci­ou on­tem pe­lo Twit­ter que os EUA vão adi­ar em 15 di­as a en­tra­da em vi­gor do aumento das ta­ri­fas so­bre US$ 250 bi­lhões de im­por­ta­ções chi­ne­sas. Se­gun­do Trump, a de­ci­são é “um ges­to de boa von­ta­de”.

Trump dis­se que o adi­a­men­to, do dia 1.º pa­ra o dia 15 de ou­tu­bro, foi “um pe­di­do do vi­ce-pri­mei­ro-mi­nis­tro da Chi­na, Liu He. Além dis­so, ain­da se­gun­do o pre­si­den­te, “a Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na vai co­me­mo­rar seu 70.º ani­ver­sá­rio”. As ta­ri­fas ame­ri­ca­nas, que vão su­bir de 25% pa­ra 30% so­bre o va­lor dos bens.

Ho­ras an­tes, o go­ver­no chi­nês in­for­mou que isen­ta­ria de im­pos­tos 16 pro­du­tos dos Es­ta­dos Uni­dos, di­as an­tes de uma reu­nião pla­ne­ja­da en­tre ne­go­ci­a­do­res co­mer­ci­ais dos dois paí­ses pa­ra ten­tar di­mi­nuir a es­ca­la­da de su­as ta­ri­fas.

As isen­ções se apli­ca­rão a pro­du­tos ame­ri­ca­nos que in­clu­em al­guns me­di­ca­men­tos e lu­bri­fi­can­tes an­ti­cân­cer, bem co­mo in­gre­di­en­tes de ra­ção ani­mal, so­ro de leite e fa­ri­nha de pei­xe, dis­se o Ministério das Fi­nan­ças on­tem em co­mu­ni­ca­do em seu si­te.

Pe­quim in­for­mou em maio que ini­ci­a­ria um pro­gra­ma de isen­ção, em meio a cres­cen­tes pre­o­cu­pa­ções com o cus­to da pro­lon­ga­da guer­ra co­mer­ci­al pa­ra sua eco­no­mia que já es­tá de­sa­ce­le­ran­do.

Al­guns ana­lis­tas ve­em o mo­vi­men­to co­mo um ges­to ami­gá­vel, mas não o en­xer­gam co­mo um si­nal de que am­bos os la­dos es­tão pre­pa­ran­do um acor­do.

“A isen­ção po­de ser vis­ta co­mo um ges­to sin­ce­ro, mas ain­da há mui­tas in­cer­te­zas so­bre as pró­xi­mas ne­go­ci­a­ções co­mer­ci­ais. Uma lis­ta de isen­ção de ape­nas 16 itens não mu­da­rá a po­si­ção da Chi­na”, dis­se a eco­no­mis­ta do ING pa­ra a Chi­na, Iris Pang.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.