Volks trans­fe­re pro­du­ção de mo­to­res pa­ra o Bra­sil

Mu­dan­ça abre es­pa­ço pa­ra fá­bri­cas eu­ro­pei­as con­cen­tra­rem su­as for­ças nos veí­cu­los elé­tri­cos

O Estado de S. Paulo - - Economia negócios - An­dré Íta­lo Ro­cha EN­VI­A­DO ES­PE­CI­AL / FRANK­FURT

A on­da de ele­tri­fi­ca­ção dos car­ros eu­ro­peus le­vou a Volkswagen a trans­fe­rir par­te da sua pro­du­ção de mo­to­res a com­bus­tão da Ale­ma­nha pa­ra as fá­bri­cas do Bra­sil e da Ar­gen­ti­na, on­de o seg­men­to de au­to­mó­veis elé­tri­cos ain­da en­ga­ti­nha, se­gun­do Pablo Di Si, pre­si­den­te da mon­ta­do­ra pa­ra a Amé­ri­ca do Sul.

Se­gun­do ele, as fá­bri­cas ale­mãs da Volkswagen, an­tes des­ti­na­das à pro­du­ção de mo­to­res a com­bus­tão, es­tão ago­ra pro­du­zin­do ba­te­ri­as pa­ra car­ros hí­bri­dos e elé­tri­cos, além dos pró­pri­os au­to­mó­veis mo­vi­dos a ener­gia elé­tri­ca. Com is­so, as uni­da­des de São Car­los (SP) e de Cór­do­ba, na Ar­gen­ti­na, es­tão ele­van­do seus vo­lu­mes na pro­du­ção de mo­to­res a com­bus­tão, pa­ra aten­der à de­man­da de ex­por­ta­ção que an­tes ca­bia à Ale­ma­nha.

Com a mu­dan­ça, a fá­bri­ca de São Car­los já pro­du­ziu cer­ca de 40 mil mo­to­res a mais em 2019, em re­la­ção a igual pe­río­do de 2018. A uni­da­de da Ar­gen­ti­na, por sua vez, te­ve acrés­ci­mo de 150 mil mo­to­res es­te ano. Pra­ti­ca­men­te to­do o vo­lu­me adi­ci­o­nal foi des­ti­na­do à ex­por­ta­ção.

Ape­sar de co­me­mo­rar o aumento da pro­du­ção na re­gião, Di Si afir­mou que a van­ta­gem um dia de­ve aca­bar, por con­si­de­rar que a ele­tri­fi­ca­ção dos car­ros é uma ques­tão de tem­po pa­ra o mer­ca­do sul-ame­ri­ca­no.

Con­for­me an­te­ci­pou o Estadão/Bro­ad­cast, a Volkswagen pre­ten­de vi­a­bi­li­zar o lan­ça­men­to de um car­ro elé­tri­co no Bra­sil em 2021. A mon­ta­do­ra apre­sen­tou o modelo, o ID.3, na ter­ça-fei­ra.

Se­rá o pri­mei­ro car­ro da mar­ca pro­du­zi­do em uma pla­ta­for­ma pró­pria pa­ra es­se ti­po de tec­no­lo­gia. Até en­tão, os veí­cu­los elé­tri­cos eram adap­ta­ções de mo­de­los fa­bri­ca­dos em pla­ta­for­mas pre­pa­ra­das pa­ra pro­du­zir car­ros mo­vi­dos a com­bus­tí­veis fós­seis. O no­vo car­ro é di­vul­ga­do co­mo “elé­tri­co po­pu­lar”.

O RE­PÓR­TER VI­A­JOU A CON­VI­TE DA AS­SO­CI­A­ÇÃO DOS FABRICANTE­S DE VEÍ­CU­LOS (ANFAVEA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.