Cer­ve­ja com ca­fé (den­tro!)

O Estado de S. Paulo - - Paladar - HELOISA LUPINACCI

As pes­so­as que fa­zem cer­ve­ja são ti­pi­ca­men­te ge­eks. E pre­ci­sa, mes­mo, ser meio nerd pa­ra achar gra­ça em cur­vas de tem­pe­ra­tu­ra e pi­rar nos mi­cro­de­ta­lhes das mais de 100 va­ri­e­da­des de lú­pu­lo que exis­tem. Sa­be gen­te que gos­ta de des­mon­tar re­ló­gio, cul­ti­var orquí­dea ou ze­rar os 176 epi­só­di­os de Star Trek? Es­sa tur­ma.

As pes­so­as que tra­ba­lham com ca­fé tam­bém são ti­pi­ca­men­te ge­eks. Pre­ci­sa ser meio nerd pa­ra achar gra­ça nas va­ri­a­ções de sa­bor que os di­fe­ren­tes mé­to­dos de ex­tra­ção tra­zem à be­bi­da, nos mi­cro­de­ta­lhes do pro­ces­so de tor­ra e nas es­tre­po­li­as de fer­men­tar e ma­tu­rar grãos pa­ra ver no que dá.

Ago­ra, ima­gi­na o que acon­te­ce quan­do a tur­ma da cer­ve­ja se jun­ta com a tur­ma do ca­fé… Só po­de sair coi­sa boa e, na ver­da­de, já tem saí­do por­que es­sa par­ce­ria não é no­vi­da­de.

E, por aqui, com tan­to ca­fé bom dis­po­ní­vel, já exis­tem até clás­si­cos não-con­ven­ci­o­nais do gê­ne­ro, co­mo é o ca­so da Mo­ra­da Hop Ará­bi­ca.

Com cin­co anos de es­tra­da, a blon­de ale com ca­fé ca­tu­aí da Fa­zen­da Ser­tão de Carmo de Mi­nas vai co­me­çar a che­gar nos pon­tos de ven­da na ver­são la­ta de 473 ml, a pre­ço su­ge­ri­do de R$ 20. E pa­ra quem fre­quen­ta ba­res cer­ve­jei­ros, a di­ca é man­ter os olhos aber­tos: ela tam­bém vai pas­sar a ser dis­tri­buí­da em bar­ris pa­ra o Bra­sil to­do.

Es­ta se­ma­na tem al­guns lan­ça­men­tos pro­mis­so­res com es­sa com­bi­na­ção de cer­ve­ja e ca­fé, o que po­de ser a dei­xa pa­ra vo­cê em­bar­car nes­sa vi­a­gem. E vai co­me­çar bem por­que os lan­ça­men­tos são de du­as cer­ve­ja­ri­as pe­so-pe­sa­do quan­do o as­sun­to é ex­pe­ri­men­tar. Con­fi­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.