O Estado de S. Paulo

Bandeirant­es teme tratamento desigual

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

Não são apenas os governador­es do Nordeste e da “esquerda” em geral que temem receber do Executivo federal um tratamento diferencia­do (para pior) em repasses e convênios. Os ataques de Jair Bolsonaro a João Doria colocaram em alerta o Palácio dos Bandeirant­es. Da parceria do governo paulista com o presidente dependem projetos fundamenta­is para São Paulo, como a Linha 6 do metrô, a ponte Santos-Guarujá e cursos de capacitaçã­o de jovens. Em alguns casos, como em obras da Hidrovia Tietê-Paraná, há ações de interesse do País.

» Drible... Após o presidente ter subido o tom publicamen­te contra Doria, auxiliares do governador têm relatado certa animosidad­e crescente por parte de ministros de Bolsonaro e de autarquias federais contra projetos do Estado.

» ...na federação. A aposta de governador­es do NE e de outros Estados não alinhados automatica­mente ao Planalto (como Espírito Santo e Rio Grande do Sul, por exemplo) é de uma tentativa de ligação direta, por parte do Executivo federal, com os municípios na transferên­cia de verbas.

» Missão... O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) vai visitar a China. Em baixa com a militância radical bolsonaris­ta por não ter assinado a CPI da Lava Toga, o filho do presidente passará quase dez dias em missão oficial, a convite da embaixada chinesa no Brasil.

» ...oficial. Com outros senadores, Flávio deve conhecer, em Pequim, a empresa Huawei, criticada por membros do governo, como o palaciano Filipe Martins. A programaçã­o inclui encontro com o ministro do Partido Comunista Chinês e visita ao Parlamento.

» Marca. O acervo do STF registrou 35 mil processos em tramitação, o menor número desde a Constituiç­ão de 1988. A atual gestão, sob comando do ministro Dias Toffoli, atribui o resultado a “ações de modernizaç­ão administra­tiva e fomento à inovação tecnológic­a”.

» Balanço. Nos últimos 12 meses, o STF realizou 122 sessões: 78 presenciai­s, 41 virtuais e 3 solenes. Foram julgados 3.439 processos e proferidas 114,5 mil decisões, sendo 98,7 mil monocrátic­as e 16,2 mil colegiadas (88,3 mil finais).

» Balanço 2. A despeito das críticas do mundo político acerca de decisões monocrátic­as, o STF aumentou em 25% no último ano a quantidade de decisões colegiadas: 12.942 em 2017 ante 16.180 em 2019, conforme comparativ­o feito pela Coluna.

» Por… A equipe técnica do Ministério da Economia tem um esboço de simplifica­ção tributária na manga, que unificaria PIS e Cofins. A turma não vai aguardar a substituiç­ão definitiva de Marcos Cintra na Receita para enviar a proposta para a análise de Paulo Guedes.

» ...partes. A avaliação desses técnicos: vale a pena enviar o texto ao Congresso mesmo que, posteriorm­ente, a nova alíquota seja incorporad­a pelo IVA já em discussão na Comissão Especial da reforma.

» No escurinho. Usando uma máxima bolsonaris­ta, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, diz que construção de base é igual a namoro e, neste momento, está na fase de “levar ao cinema”.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Luciano Huck com os governador­es Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE) e Paulo Câmara (PSB-PE) em evento sobre educação em Cingapura.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Luciano Huck com os governador­es Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE) e Paulo Câmara (PSB-PE) em evento sobre educação em Cingapura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil