Fal­ta de luz agra­va cri­se de hos­pi­tais ve­ne­zu­e­la­nos

Es­cas­sez de ener­gia afeta tra­ta­men­tos co­mo diá­li­se e res­pi­ra­ção me­câ­ni­ca

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal -

Os re­cen­tes apa­gões que atin­gi­ram o sis­te­ma elé­tri­co agra­va­ram a cri­se do sis­te­ma de saú­de venezuelan­o. Se­gun­do pes­qui­sa da Uni­ver­si­da­de Cen­tral da Ve­ne­zu­e­la, ape­nas 26% dos hos­pi­tais do país têm ser­vi­ço de água di­a­ri­a­men­te. Em mé­dia, os cen­tros mé­di­cos con­tam com 6 ho­ras e 48 mi­nu­tos de ener­gia elé­tri­ca por dia.

De acor­do com o es­tu­do, os apa­gões e a es­cas­sez de água são “um pro­ble­ma crô­ni­co” na Ve­ne­zu­e­la. Em ju­lho, 70,87% dos hos­pi­tais con­ta­vam com um ser­vi­ço “in­ter­mi­ten­te” de água e ape­nas 26,21% man­te­ve o for­ne­ci­men­to diá­rio de abas­te­ci­men­to.

Nos úl­ti­mos me­ses, a en­tra­da de equi­pa­men­tos bá­si­cos de saú­de no país, li­be­ra­da após um acor­do en­tre go­ver­no e opo­si­ção e in­ter­me­di­a­do pe­la Cruz Ver­me­lha, me­lho­rou as con­di­ções de aten­di­men­to em pron­tos-so­cor­ros e cen­tros ci­rúr­gi­cos da Ve­ne­zu­e­la.

Ape­sar dis­so, o co­lap­so do sis­te­ma de saú­de é imi­nen­te. A ONG ve­ne­zu­e­la­na Mé­di­cos Pe­la Saú­de dis­se que não con­se­guiu sa­ber o im­pac­to da aju­da hu­ma­ni­tá­ria de Rús­sia e Chi­na, pois não há in­for­ma­ção so­bre sua dis­tri­bui­ção. “Ne­nhu­ma aju­da hu­ma­ni­tá­ria subs­ti­tui um sis­te­ma de saú­de de­cen­te”, dis­se à agên­cia Blo­om­berg o mé­di­co Julio Cas­tro, au­tor do es­tu­do.

De acor­do com o re­la­tó­rio, a es­cas­sez de in­su­mos pa­ra aten­di­men­to bá­si­co de saú­de nos hos­pi­tais ve­ne­zu­e­la­nos fi­cou em 43,3%. A de ins­tru­men­tos ci­rúr­gi­cos foi de 34,1%, uma me­lho­ra em re­la­ção aos nú­me­ros do úl­ti­mo le­van­ta­men­to, em no­vem­bro de 2018.

O es­tu­do foi fei­to nos 40 mai­o­res hos­pi­tais da Ve­ne­zu­e­la em 23 Es­ta­dos e ava­li­ou a es­cas­sez dos 20 prin­ci­pais itens de aten­di­men­to bá­si­co e os 11 de ins­tru­men­ta­ção ci­rúr­gi­ca. Ain­da de acor­do com Cas­tro, a si­tu­a­ção é mais crí­ti­ca em Es­ta­dos do oes­te da Ve­ne­zu­e­la, co­mo Zu­lia e Tru­jil­lo, já que o go­ver­no con­cen­tra os re­cur­sos em Ca­ra­cas.

“Ne­nhum hos­pi­tal con­se­gue pres­tar um bom ser­vi­ço com os ní­veis de de­sa­bas­te­ci­men­to atu­ais”, dis­se Cas­tro. “A fal­ta de luz e água não afeta ape­nas o fun­ci­o­na­men­to de ele­va­do­res e da lim­pe­za, mas tam­bém são du­as coi­sas fun­da­men­tais pa­ra pa­ci­en­tes que pre­ci­sam de diá­li­se e res­pi­ra­ção me­câ­ni­ca.”

De­nún­cia. Em meio à cri­se hu­ma­ni­tá­ria, o pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás Ma­du­ro, vol­tou a acu­sar on­tem seu co­le­ga co­lom­bi­a­no, Iván Du­que, de ten­tar “as­sas­si­ná-lo”. O lí­der cha­vis­ta dis­se que apre­sen­ta­ria uma de­nún­cia for­mal à ONU.

“Te­mos pro­vas e va­mos apre­sen­tá-las ao Con­se­lho de Se­gu­ran­ça (da ONU). Pro­va com ví­de­os, fo­tos, com to­dos os de­poi­men­tos das tes­te­mu­nhas, de co­mo o go­ver­no da Colôm­bia es­tá pre­pa­ran­do ter­ro­ris­tas pa­ra fa­zer ata­ques a al­vos mi­li­ta­res, ci­vis, ins­ti­tu­ci­o­nais e pa­ra ten­tar as­sas­si­nar o pre­si­den­te Ma­du­ro”, afir­mou o cha­vis­ta em dis­cur­so.

As pro­vas, no en­tan­to, ain­da não fo­ram apre­sen­ta­das. A de­cla­ra­ção foi fei­ta na mes­ma se­ma­na em que a tro­ca de acu­sa­ção en­tre os dois paí­ses al­can­çou um ní­vel crí­ti­co. Ca­ra­cas or­de­nou um exer­cí­cio mi­li­tar pró­xi­mo à fron­tei­ra co­lom­bi­a­na e Bo­go­tá re­a­giu en­tran­do em aler­ta má­xi­mo.

• 43,3% De­ca­dên­cia é o ín­di­ce de es­cas­sez de in­su­mos bá­si­cos nos hos­pi­tais.

34,1% é a fal­ta de ins­tru­men­tos ci­rúr­gi­cos, se­gun­do es­tu­do

“Ne­nhum hos­pi­tal con­se­gue pres­tar um bom ser­vi­ço com os ní­veis de de­sa­bas­te­ci­men­to atu­ais. A luz e a água são coi­sas fun­da­men­tais pa­ra pa­ci­en­tes que pre­ci­sam de diá­li­se e res­pi­ra­ção me­câ­ni­ca” Julio Cas­tro UNI­VER­SI­DA­DE CEN­TRAL DA VE­NE­ZU­E­LA

MAR­CO BELLO/REU­TERS-10/3/2019

Di­fi­cul­da­des. Mé­di­cos e pa­ci­en­tes pro­tes­tam di­an­te de hos­pi­tal in­fan­til em Ca­ra­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.