Após fu­ga de lí­der do CV, Pa­ra­guai quer usar Exér­ci­to

Mi­nis­tro da Jus­ti­ça pa­ra­guaio caiu em meio à ofen­si­va de cri­mi­no­sos; go­ver­no quer ace­le­rar ex­tra­di­ção de bra­si­lei­ros de al­ta pe­ri­cu­lo­si­da­de

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Mar­co Antô­nio Car­va­lho

Di­an­te de uma for­ça cres­cen­te das fac­ções bra­si­lei­ras, o pre­si­den­te do Pa­ra­guai, Ma­rio Ab­do Be­ní­tez, quer co­me­çar a usar as For­ças Ar­ma­das do país pa­ra en­fren­tar o nar­co­trá­fi­co e o cri­me or­ga­ni­za­do. A fu­ga de um lí­der do Co­man­do Ver­me­lho (CV) nes­ta se­ma­na le­vou à que­da do mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Julio Ja­vi­er Ríos, que vi­nha so­fren­do des­gas­te des­de ju­nho, di­an­te de re­be­liões or­ga­ni­za­das pe­lo Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC) em ca­dei­as pa­ra­guai­as.

Ago­ra, o no­vo mi­nis­tro, Eber Ove­lar, quer ace­le­rar o pro­ces­so pa­ra ex­tra­di­ção de pre­sos bra­si­lei­ros con­si­de­ra­dos de al­ta pe­ri­cu­lo­si­da­de. On­tem, Be­ní­tez dis­se que apre­sen­ta­rá na pró­xi­ma se­ma­na ao Con­gres­so pro­je­to de emen­da à cons­ti­tui­ção pa­ra “in­cluir en­tre as com­pe­tên­ci­as das For­ças Ar­ma­das a lu­ta con­tra o nar­co­trá­fi­co e o cri­me or­ga­ni­za­do”.

A cri­se no país vi­zi­nho se in­ten­si­fi­cou an­te­on­tem, quan­do um gru­po ar­ma­do ata­cou um com­boio pe­ni­ten­ciá­rio e li­ber­tou Jor­ge Teó­fi­lo Sa­mu­dio, o Sa­mu­ra, ti­do co­mo um dos lí­de­res do Co­man­do Ver­me­lho no Pa­ra­guai. O ata­que ter­mi­nou com a mor­te do agen­te Fé­lix Fer­ra­ri, atin­gi­do por um ti­ro, e cau­sou re­a­ção no país. On­tem, dez ho­mens fo­ram de­ti­dos sob a sus­pei­ta de en­vol­vi­men­to na em­bos­ca­da, mas Sa­mu­ra con­ti­nua fo­ra­gi­do.

O epi­só­dio le­vou o en­tão mi­nis­tro da Jus­ti­ça Julio Ja­vi­er Ríos a pe­dir de­mis­são. “An­te os gra­ves fa­tos re­gis­tra­dos no dia de ho­je (quar­ta) na Cos­ta­ne­ra, to­mei a de­ci­são de acei­tar a re­nún­cia do mi­nis­tro JJ Ríos”, es­cre­veu o pre­si­den­te em uma pos­ta­gem no Twit­ter.

A pres­são so­bre Ríos era cres­cen­te des­de ju­nho, quan­do uma re­be­lião do PCC em du­as ca­dei­as ter­mi­nou com dez mor­tes e 17 fe­ri­dos. A is­so se so­mou tam­bém a fu­ga de três mem­bros da mes­ma fac­ção de uma pe­ni­ten­ciá­ria no sul do país, oca­sião na qual um agen­te pe­ni­ten­ciá­rio foi fei­to re­fém.

Cor­rup­ção. A pro­cu­ra­do­ria anun­ci­ou que in­ves­ti­ga­rá se hou­ve cum­pli­ci­da­de das ins­ti­tui­ções pe­ni­ten­ciá­ri­as na fu­ga de Sa­mu­ra. Um pro­cu­ra­dor re­co­nhe­ceu que o pro­to­co­lo pa­ra trans­fe­rên­cia de pre­sos pe­ri­go­sos não foi se­gui­do, e o ho­mem foi trans­por­ta­do co­mo um de­ten­to co­mum.

Sa­mu­ra es­ta­va de­ti­do des­de ou­tu­bro de 2018, de­pois de ter

• 370 Trá­fi­co qui­los de co­caí­na fo­ram en­con­tra­dos em oi­to aviões de Sa­mu­ra em 2011. Se­te anos de­pois, ele foi de­ti­do e, ago­ra, es­tá fo­ra­gi­do.

si­do cap­tu­ra­do em ope­ra­ção con­tra o trá­fi­co. On­tem, Be­ní­tez dis­se re­co­nhe­cer que hou­ve cor­rup­ção no ca­so. “Na mi­nha opi­nião, ha­via pla­ne­ja­men­to e cum­pli­ci­da­de de al­guns se­to­res. Ha­via cor­rup­ção e di­nhei­ro en­vol­vi­do. Is­so tran­si­tou en­tre au­to­ri­da­des”, dis­se. “Sa­bía­mos que o fa­to de to­mar­mos de­ci­sões drás­ti­cas, de ex­pul­sá-los, de lu­tar agres­si­va­men­te con­tra es­se fla­ge­lo, ia cri­ar mui­tos ad­ver­sá­ri­os. Is­so é par­te de uma gu­er­ra fron­tal.”

O no­vo mi­nis­tro, Eber Ove­lar, dis­se que tra­ba­lha­rá pa­ra ace­le­rar ex­tra­di­ções. “Te­mos con­vê­ni­os pe­lo Mer­co­sul, mas in­fe­liz­men­te le­gis­la­ções in­ter­nas im­põem ob­je­ções pa­ra um trâ­mi­te rá­pi­do de ex­tra­di­ção e ex­pul­são.” Ove­lar pre­ten­de, em 15 di­as, apre­sen­tar dois pro­je­tos com in­tui­to de mo­di­fi­car o Có­di­go Pe­nal e per­mi­tir que juí­zes pos­sam pro­fe­rir sen­ten­ças rá­pi­das. “Pa­ra que não te­nha­mos mais nas ru­as in­fra­to­res rein­ci­den­tes.”

JOR­GE ADORNO/REU­TERS-11/9/2019

Fu­ga. Car­ros fo­ram da­ni­fi­ca­dos de­pois que gru­po ata­cou com­boio pa­ra li­ber­tar Jor­ge Teó­fi­lo Sa­mu­dio, o Sa­mu­ra; ação ter­mi­nou com a mor­te de agen­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.