Re­por­ta­gens te­rão des­ta­que no Go­o­gle

O Estado de S. Paulo - - Economia -

A gi­gan­te de bus­cas Go­o­gle anun­ci­ou on­tem que es­tá fa­zen­do uma al­te­ra­ção em seu al­go­rit­mo de pes­qui­sas na in­ter­net pa­ra pri­vi­le­gi­ar “re­por­ta­gens ori­gi­nais” quan­do um usuá­rio pro­cu­rar por um as­sun­to es­pe­cí­fi­co. A prin­cí­pio, a no­vi­da­de es­tá dis­po­ní­vel ape­nas em in­glês, mas de­ve se es­ten­der em bre­ve pa­ra ou­tras lín­guas, co­mo o por­tu­guês. A no­vi­da­de foi anun­ci­a­da por Ri­chard Gin­gras, vi­ce-pre­si­den­te de no­tí­ci­as do Go­o­gle, em uma pu­bli­ca­ção no blog ofi­ci­al da em­pre­sa.

Se­gun­do Gin­gras, o ob­je­ti­vo da mu­dan­ça é pri­vi­le­gi­ar um tra­ba­lho que “con­so­me tem­po, es­for­ço e re­cur­so das em­pre­sas de jor­na­lis­mo”. En­tre as mu­dan­ças anun­ci­a­das, o Go­o­gle de­ve pas­sar a des­ta­car ma­té­ri­as que ori­gi­na­ram ou­tras re­por­ta­gens sub­se­quen­tes, bem co­mo dar mai­or es­pa­ço pa­ra veí­cu­los de im­pren­sa pres­ti­gi­a­dos – ven­ce­do­res de prê­mi­os im­por­tan­tes de jor­na­lis­mo, co­mo o Pu­lit­zer, ou res­pon­sá­veis por fu­ros de no­tí­ci­as que mu­da­ram a per­cep­ção so­bre a po­lí­ti­ca, eco­no­mia ou a so­ci­e­da­de.

“Com es­sas mu­dan­ças, as em­pre­sas de jor­na­lis­mo se be­ne­fi­ci­am de uma ex­po­si­ção mais am­pla e pro­lon­ga­da de seu con­teú­do ori­gi­nal”, afir­mou Gin­gras. As al­te­ra­ções no al­go­rit­mo pre­ten­dem ain­da iden­ti­fi­car qual veí­cu­lo pu­bli­cou so­bre de­ter­mi­na­do te­ma pri­mei­ro – al­go im­por­tan­te, uma vez que, da­do que uma no­tí­cia de des­ta­que é pu­bli­ca­da, ou­tras em­pre­sas jor­na­lís­ti­cas tam­bém fa­zem re­por­ta­gens so­bre o mes­mo te­ma.

Mul­ta. On­tem, o Go­o­gle tam­bém di­vul­gou que acei­tou pa­gar cer­ca de ¤ 1 bi­lhão às au­to­ri­da­des fran­ce­sas pa­ra re­sol­ver uma investigaç­ão de frau­de fis­cal ini­ci­a­da há qua­tro anos. O acor­do in­clui mul­ta de ¤ 500 mi­lhões e im­pos­tos adi­ci­o­nais de

¤ 465 mi­lhões, afir­mou a em­pre­sa de bus­cas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.