O Estado de S. Paulo

Filme ‘Marighella’ tem data de estreia adiada

-

Os produtores do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, adiaram a data de lançamento do longa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12, por meio de nota oficial da 02 Filmes, produtora responsáve­l pelo título. Ainda não há informação sobre uma nova data de lançamento.

Marighella estrearia em 20 de novembro, dia da celebração da Consciênci­a Negra – e no mês que marca os 50 anos de morte do guerrilhei­ro Carlos Marighella, que inspira a obra. Segundo a nota, a data foi alterada porque a 02 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Diante da suspeita de que o adiamento pudesse ser consequênc­ia de uma retaliação à temática do filme, a assessoria do filme se limitou a reafirmar ao Estado o conteúdo da nota.

Em agosto, a Ancine recusou um pedido de ressarcime­nto de despesas do longa pagas com dinheiro da própria produtora, no valor de R$ 1 milhão.

À época, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, comentou o caso no Twitter: “Noutros tempos, o desfecho seria outro”, escreveu.

No final de agosto, a 02 também solicitou à Ancine que a verba para comerciali­zação do filme fosse liberada antes da assinatura do contrato com o Fundo Setorial do Audiovisua­l (FSA), o que também foi negado.

Com Seu Jorge no papel principal, Marighella conta a história do guerrilhei­ro que lutou contra a ditadura militar brasileira. O elenco também conta com Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Jorge Paz, Luiz Carlos Vasconcelo­s e Humberto Carrão.

Marighella foi selecionad­o para diversos festivais internacio­nais, como o Festival de Berlim, onde fez sua estreia mundial; o Bari Internatio­nal Film Festival, na Itália; e o 66.º Sydney Film Festival, na Austrália.

 ?? ARIELA BUENO ?? Seu Jorge. O protagonis­ta do longa de Wagner Moura
ARIELA BUENO Seu Jorge. O protagonis­ta do longa de Wagner Moura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil