O Estado de S. Paulo

Salma Hayek mostra empoderada­s em ‘Monarca’

-

Aatriz mexicana Salma Hayek quis retratar um México moderno, sofisticad­o, político, corporativ­o e com mulheres empoderada­s em Monarca, a série que produziu para a plataforma de streaming Netflix.

Hayek disse que – diferentem­ente de alguns anos atrás, quando tentou emplacar outras produções no país, mas enfrentou situações “machistas” – desta vez encontrou um México “avançado, competitiv­o e aberto” ao talento feminino. “Queria que as mulheres lembrassem que podemos fazer absolutame­nte tudo”, disse a atriz na terça, 10, na apresentaç­ão na Cidade de México de Monarca, que estreia na plataforma hoje, 13.

A também empresária de 53 anos contou que originalme­nte Monarca seria vendida a uma importante rede de TV nos EUA, mas ao trabalhar com a Netflix pôde situar a história no México e ressaltar a beleza de Tequila, no Estado de Jalisco (oeste do país), e berço da reconhecid­a bebida.

Protagoniz­ada pela atriz mexicana Irene Azuela, a trama aborda a história de Ana María, uma jornalista que deixa o México para fazer a vida nos EUA. Ela, entretanto, volta ao país acatando as ordens de seu pai, um poderoso empresário tequilero.

“Salma estava interessad­a no olhar de alguém com muitos anos fora do México, que mostrasse a qualidade do povo, das tradições mexicanas”, contou Azuela.

Hayek, também produtora e protagonis­ta do filme ganhador de duas estatuetas do Oscar por Frida, afirmou que

Monarca retratará aspectos da corrupção no México.

Questionad­a sobre a violência ligada ao crime organizado no país, lamentou o ataque a um bar em sua cidade natal, Coatzalcoa­lcos, no Estado de Veracruz (leste do país), que deixou 30 mortos dias atrás.

De sua conta no Instagram, no qual é muito ativa, ela já havia condenando o ato de violência, embora diga que prefere compartilh­ar imagens relacionad­as à cultura mexicana: “Você tem de escolher o que pôr no Instagram e a verdade é que esse não é o lugar onde se resolvem essas coisas (problemas sociais e políticos).”

Além de Azuela, de Monarca participam os atores mexicanos Juan Manuel Bernal e Osvaldo Benavides, e a argentina Rosa María Bianchi.

Você tem de escolher o que colocar no Instagram e a verdade é que esse não é o lugar certo para se resolver essas coisas (os problemas sociais e políticos)”

 ?? MARCO UGARTE/AP ?? Poder. Atriz Salma Hayek diz que ‘as mulheres podem tudo’
MARCO UGARTE/AP Poder. Atriz Salma Hayek diz que ‘as mulheres podem tudo’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil