Aras quer re­mon­tar gru­po que ‘de­ban­dou’ da PGR

O Estado de S. Paulo - - Política - BRA­SÍ­LIA / B.P.

In­di­ca­do pa­ra a Pro­cu­ra­do­ri­a­Ge­ral da Re­pú­bli­ca, Agus­to Aras vai con­vi­dar pro­cu­ra­do­res que dei­xa­ram a equi­pe da La­va Ja­to no ór­gão re­cen­te­men­te a re­as­su­mi­rem seus car­gos. A “de­ban­da­da” ocor­reu em pro­tes­to con­tra a atu­a­ção da atual pro­cu­ra­do­ra-ge­ral, Ra­quel Dod­ge.

Dos seis pro­cu­ra­do­res que pe­di­ram de­mis­são apon­tan­do “gra­ve in­com­pa­ti­bi­li­da­de de en­ten­di­men­to” em re­la­ção a Dod­ge, cin­co se­rão con­vi­da­dos por Aras a re­tor­nar. Ape­nas Ra­quel Bran­qui­nho, que era che­fe do gru­po da La­va Ja­to na PGR, não se­rá cha­ma­da. Ela era o bra­ço di­rei­to de Dod­ge na área cri­mi­nal.

Se­gun­do ali­a­dos de Aras, a ini­ci­a­ti­va tem dois ob­je­ti­vos: de­mons­trar apoio à con­ti­nui­da­de da La­va Ja­to, ape­sar das crí­ti­cas que ele já fez aos mé­to­dos da ope­ra­ção, e ao diá­lo­go in­ter­no. Uma par­ce­la do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral re­cla­ma do iso­la­men­to de Dod­ge na cú­pu­la da ins­ti­tui­ção.

A ideia de man­ter os no­mes do gru­po da La­va Ja­to da PGR par­tiu da pro­cu­ra­do­ra Tha­méa Da­ne­lon, ex-co­or­de­na­do­ra da ope­ra­ção em São Pau­lo e pri­mei­ra con­vi­da­da por Aras a in­te­grar a no­va equi­pe. Ma­ria Cla­ra No­le­to, Lu­a­na Var­gas, Ales­san­dro Oli­vei­ra, He­bert Mes­qui­ta e Victor Ric­cely são os con­vi­da­dos.

A ini­ci­a­ti­va mo­ti­vou elo­gi­os do co­or­de­na­dor da for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to no Pa­ra­ná, Del­tan da Dal­lag­nol, que ha­via cri­ti­ca­do a in­di­ca­ção de Aras por não ter res­pei­ta­do a lis­ta trí­pli­ce da ca­te­go­ria. Nu­ma re­de in­ter­na, Del­tan afir­mou que “é ho­ra de tra­ba­lhar pe­lo MPF” e “é im­por­tan­te o tra­ba­lho con­jun­to pa­ra con­ti­nu­ar ex­pan­din­do as in­ves­ti­ga­ções”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.