Avan­ço da Ama­zon de­ve ace­la­rar os in­ves­ti­men­tos das re­des va­re­jis­tas

O Estado de S. Paulo - - Economia - Re­na­to Car­va­lho

O avan­ço da Ama­zon no Bra­sil, com o anún­cio do lan­ça­men­to do ser­vi­ço Pri­me, de­ve for­çar as re­des va­re­jis­tas lo­cais, es­pe­ci­al­men­te as mai­o­res lis­ta­das na B3, a ace­le­rar seus in­ves­ti­men­tos nos pró­xi­mos tri­mes­tres. Es­sa é a con­clu­são de ana­lis­tas do mer­ca­do fi­nan­cei­ro, que mos­tram oti­mis­mo com a re­to­ma­da da de­man­da por par­te dos con­su­mi­do­res lo­cais.

Pe­dro Gal­di, ana­lis­ta da Mi­rae As­set, es­pe­ra que ocor­ra uma for­te mu­dan­ça no se­tor de va­re­jo no pró­xi­mo ano. “O ce­ná­rio apon­ta re­to­ma­da do con­su­mo lo­cal, com a apro­va­ção de re­for­mas e me­di­das adi­ci­o­nais do go­ver­no pa­ra re­a­que­cer a eco­no­mia. Ins­ta­la­do um am­bi­en­te de con­fi­an­ça de empresário­s e con­su­mi­do­res, a re­to­ma­da de ven­das vi­rá e com in­ten­si­da­de”, ava­lia.

No en­tan­to, ele cha­ma aten­ção pa­ra o no­vo per­fil dos con­su­mi­do­res, mais exi­gen­tes e mais digitais, o que for­ça as gran­des re­des a ace­le­rar os in­ves­ti­men­tos. “A en­tra­da da Ama­zon vai ace­le­rar es­te pro­ces­so, obri­gan­do as de­mais a cor­re­rem pa­ra não per­de­rem fa­tia de mer­ca­do”.

An­dré Fer­rei­ra, ana­lis­ta da MyCap, tam­bém pro­je­ta um ce­ná­rio po­si­ti­vo pa­ra o se­tor co­mo um to­do, com in­fla­ção con­tro­la­da, es­ti­ma­ti­va de ju­ros em que­da e me­di­das co­mo a li­be­ra­ção de sa­ques em con­tas ati­vas do FGTS. Pa­ra ele, é exa­ta­men­te es­sa pers­pec­ti­va que im­pul­si­o­na o in­te­res­se de em­pre­sas co­mo a Ama­zon no Bra­sil.

O ana­lis­ta res­sal­ta o pe­di­do de aber­tu­ra de ca­pi­tal da re­de C&A, que já tem uma po­si­ção bem con­so­li­da­da. “A C&A ope­ra no Bra­sil des­de 1976 com mais de 280 uni­da­des, e aca­bou de re­ver­ter pre­juí­zo no 1° se­mes­tre de 2018 pa­ra um lu­cro no mes­mo pe­río­do des­se ano, e ten­de a acir­rar ain­da mais a con­cor­rên­cia no mer­ca­do”. Ele diz que as em­pre­sas pe­que­nas te­rão que jun­tar for­ças pa­ra fa­zer fren­te a es­sa cres­cen­te con­cor­rên­cia.

Quem tam­bém apon­ta os in­di­ca­do­res ma­cro­e­conô­mi­cos fa­vo­rá­veis ao se­tor de va­re­jo é Al­va­ro Ban­dei­ra, eco­no­mis­ta-che­fe do Mo­dal­mais. Ele res­sal­ta que o de­sem­pre­go es­tá en­tre a es­ta­bi­li­da­de e a que­da, o que ge­ra mai­or con­fi­an­ça, e lembra que há um con­su­mo re­pre­sa­do por con­ta do fra­co de­sem­pe­nho da eco­no­mia lo­cal nos úl­ti­mos anos.

No que diz res­pei­to à Ama­zon, Ban­dei­ra acre­di­ta que a em­pre­sa vai cap­tu­rar uma fa­tia de mer­ca­do com es­sa ofen­si­va, “mas de for­ma pro­gres­si­va”. So­bre a C&A, ele tam­bém não en­xer­ga mai­o­res mu­dan­ças no que diz res­pei­to às ações já lis­ta­das. “Se o Bra­sil fi­zer mi­ni­ma­men­te as re­for­mas que pre­ci­sa ha­ve­rá mui­tos re­cur­sos mi­gra­dos pa­ra o mer­ca­do de ca­pi­tais”.

Em re­la­ção às car­tei­ras re­co­men­da­das pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na, as cor­re­to­ras re­a­li­za­ram pou­cas al­te­ra­ções. A MyCap foi a que re­a­li­zou o mai­or nú­me­ro de tro­cas (três), in­se­rin­do Bra­des­co PN, Kro­ton ON e JBS ON. A JBS en­trou tam­bém na car­tei­ra da Mi­rae, que in­se­riu ain­da ABC Bra­sil PN em sua lis­ta de re­co­men­da­ções.

A Gui­de In­ves­ti­men­tos tam­bém fez du­as mu­dan­ças em sua car­tei­ra, com as en­tra­das de IRB ON e Cy­re­la ON. So­bre o IRB, a equi­pe da Gui­de acre­di­ta que o ce­ná­rio de ju­ros mais bai­xos ali­via a pres­são so­bre os re­sul­ta­dos fi­nan­cei­ros, o que de­ve le­var a um re­sul­ta­do operaciona­l aci­ma de seus pa­res.

A Plan­ner tam­bém fez du­as mu­dan­ças em sua lis­ta, com as en­tra­das de Odon­to­prev ON e Te­lefô­ni­ca Bra­sil PN. A Ter­ra In­ves­ti­men­tos fez uma mu­dan­ça, co­lo­can­do Am­bev ON na sua car­tei­ra pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.