Tra­ba­lha­do­res têm dú­vi­das no pri­mei­ro dia do saque do FGTS

Cai­xa diz que mo­vi­men­to foi nor­mal on­tem; agên­ci­as voltam a abrir ho­je en­tre 9h e 15h pa­ra o pa­ga­men­to do ben­fí­cio

O Estado de S. Paulo - - Economia - Ana Luiza de Car­va­lho

A pri­mei­ra le­va de de­pó­si­tos de R$ 500 do Saque Ime­di­a­to do FGTS foi li­be­ra­da on­tem. As agên­ci­as da Cai­xa fun­ci­o­na­ram em ho­rá­rio es­pe­ci­al, abrin­do mais ce­do e fe­chan­do mais tar­de pa­ra aten­der a de­man­da, ape­sar de a ins­ti­tui­ção afir­mar que não hou­ve mo­vi­men­to mais in­ten­so que o ha­bi­tu­al. As agên­ci­as do ban­co voltam a abrir ho­je das 9h às 15h.

On­tem, par­te do mo­vi­men­to nas era de tra­ba­lha­do­res com dú­vi­das e re­la­tos de pro­ble­mas nos saque. É o ca­so do mo­to­ris­ta Cláu­dio Ja­cin­to, de 58 anos, que foi até uma agên­cia no bair­ro do Li­mão pois nem se­quer sa­bia se têm di­rei­to ao be­ne­fí­cio. As re­gras do Saque Ime­di­a­to não fi­ca­ram cla­ras, dis­se.

De acor­do com ori­en­ta­do­ra so­ci­o­e­du­ca­ti­va Ma­da­le­na So­a­res, de 58 anos, o por­tal apre­sen­tou ins­ta­bi­li­da­de du­ran­te to­da a ma­nhã de on­tem. Ela foi até uma agên­cia du­ran­te o ho­rá­rio de almoço so­li­ci­tar o cha­ma­do “des­fa­zi­men­to” de cré­di­to, pro­ces­so em que o di­nhei­ro de­po­si­ta­do au­to­ma­ti­ca­men­te nas con­tas pou­pan­ças vol­ta ao fun­do de ga­ran­tia após o pe­di­do do tra­ba­lha­dor.

“Não vou sa­car por­que me­lhor dei­xar lá por­que o ju­ros é me­lhor, e co­mo te­nho con­ta co­lo­cam sem a gen­te au­to­ri­zar. O si­te es­ta­va con­ges­ti­o­na­do, não con­se­gui aces­sar e fa­zer na­da”, dis­se. A Cai­xa não se pro­nun­ci­ou so­bre a ins­ta­bi­li­da­de no por­tal.

San­dra Le­tí­cia, de 37 anos, pro­cu­rou uma agên­cia da Cai­xa ale­gan­do que o di­nhei­ro não caiu au­to­ma­ti­ca­men­te em sua con­ta pou­pan­ça e es­ta­va mar­ca­do co­mo cré­di­to pro­gra­ma­do no iní­cio da tar­de de sex­ta. De acor­do com ela, o uso do recurso é ur­gen­te. “Vou pa­gar con­ta, es­tou de­sem­pre­ga­da. O di­nhei­ro vai vir em boa ho­ra”, dis­se.

Além do si­te da Cai­xa, os ou­tros canais do ban­co tam­bém re­gis­tra­ram um al­to nú­me­ro de aces­sos: o apli­ca­ti­vo te­ve 7 mi­lhões de down­lo­ads, en­quan­to as li­ga­ções no 0800 724 2019 che­ga­ram a 27 mi­lhões.

A ins­ti­tui­ção es­ti­ma que se­rão li­be­ra­dos R$ 15 bi­lhões pa­ra cer­ca de 30 mi­lhões de pes­so­as ape­nas nes­te pri­mei­ro mês de pa­ga­men­to do be­ne­fí­cio.

JF DIORIO/ESTADÃO

Boa ho­ra. San­dra Le­tí­cia, de 37 anos, ‘vai pa­gar as con­tas’

estadao.com.br/e/sa­quefgts

NA WEB Ti­re dú­vi­das e ve­ja cro­no­gra­ma de sa­ques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.