Tom Ford e a rein­ven­ção da NYFW

Es­ti­lo. Se­ma­na de Mo­da de No­va York, ago­ra sob no­vo co­man­do, é mar­ca­da por for­te tom po­lí­ti­co, ode à di­ver­si­da­de e in­clu­são

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - Ma­ria Ri­ta Alon­so Lays Ta­va­res ES­PE­CI­AL PA­RA O ES­TA­DO

De­pois de as­su­mir o co­man­do do CFDA (Con­se­lho Ame­ri­ca­no de De­sig­ners de Mo­da), en­ti­da­de que or­ga­ni­za a se­ma­na de mo­da ame­ri­ca­na, Tom Ford dis­se que rein­ven­tar a NYFW era a sua mai­or pri­o­ri­da­de. Di­to e fei­to. Na sua pri­mei­ra se­ma­na de mo­da no pos­to an­tes ocu­pa­do por Di­a­ne Von Furs­ten­berg nos úl­ti­mos 13 anos, ele trou­xe uma no­va chan­ce­la, já com­pac­tan­do o ca­len­dá­rio de 7 pa­ra 5 di­as de desfiles – se­gun­do o de­sig­ner, pa­ra se en­cai­xar no mo­de­lo das ou­tras se­ma­nas in­ter­na­ci­o­nais e com a in­ten­ção de ter mais edi­to­res e com­pra­do­res pre­sen­tes. O re­sul­ta­do foi um no­vo res­pi­ro e ani­ma­ção do que a crí­ti­ca nor­te-ame­ri­ca­na já fa­la em “re­nas­ci­men­to da fashi­on we­ek”.

As­sim co­mo o Bra­sil, o de­ba­te po­lí­ti­co am­pli­fi­ca­do nas re­des so­ci­ais to­mou con­ta da mo­da nor­te-ame­ri­ca­na. De um la­do, es­ti­lis­tas co­mo Pra­bal Gu­rung e Rag & Bone tro­ca­ram a lo­ca­ção dos seus shows, que se­ria no Hud­son Yards, após Stephen Ross, di­re­tor da cons­tru­to­ra do em­pre­en­di­men­to, ser re­la­ci­o­na­do com uma cam­pa­nha pa­ra ar­re­ca­dar fun­dos pa­ra a cam­pa­nha de Do­nald Trump.

O pró­prio Pra­bal Gu­rung apro­vei­tou tam­bém pa­ra ce­le­brar os 10 anos de mar­ca “to­can­do na fe­ri­da” da cri­se tur­bu­len­ta de imi­gran­tes com a per­gun­ta: “Who gets to be Ame­ri­can?”, re­e­xa­mi­nan­do e dis­se­can­do as raí­zes da iden­ti­da­de ame­ri­ca­na.

Tom po­li­ti­za­do tam­bém po­de ser per­ce­bi­do nas es­co­lhas do cas­ting de mo­de­los. Di­ver­si­da­de é o pon­to-chave dos even­tos de mo­da de ho­je e os desfiles mais fa­la­dos da se­ma­na fo­ram, sem sur­pre­sas, os que tra­zi­am va­ri­e­da­des de cor­pos, ida­des e na­ci­o­na­li­da­des. Se­ja nas pas­sa­re­las ou nas fes­tas que acon­te­ci­am em pa­ra­le­lo, a lis­ta de con­vi­da­dos e ce­le­bri­da­des não é mais do­mi­na­da por mo­de­los com pa­drão de beleza inal­can­çá­vel. Os íco­nes mu­da­ram. A co­mo­ção de fãs e pa­pa­raz­zi é vol­ta­da ho­je pa­ra no­mes co­mo Ash­ley Graham, su­per­mo­de­lo plus si­ze que cru­zou a pas­sa­re­la da Tommy Hil­fi­ger grávida do pri­mei­ro fi­lho, Ha­li­ma Aden, mu­çul­ma­na nas­ci­da no Quê­nia, e JoA­ni John­son, que aos 67 anos e lon­gos ca­be­los bran­cos é a no­va sen­sa­ção das mar­cas mais ba­ca­nas. A men­sa­gem é cla­ra: não tem mais es­pa­ço pa­ra po­sers e pa­ra a opres­são.

De fa­to, se­gun­do Tyl­ler McCall, o co­ol ho­je é ex­por uma sin­ce­ri­da­de úni­ca. “Os shows mais emo­ci­o­nan­tes vi­e­ram de de­sig­ners que não ti­nham me­do de mos­trar seu co­ra­ção.” Até mes­mo pa­ra Marc Ja­cobs, que trou­xe nos­tal­gia ao pas­sa­do e es­pe­ran­ça pa­ra o fu­tu­ro no seu des­fi­le que sem­pre en­cer­ra a NYFW. Na pas­sa­re­la, uma ce­le­bra­ção da in­di­vi­du­a­li­da­de, nos­tal­gia e oti­mis­mo.

No es­pe­tá­cu­lo da Sa­va­ge x Fenty, mar­ca de lin­ge­ri­es da can­to­ra Rihan­na, mais va­ri­e­da­de. As re­gras da mo­da fo­ram re­de­fi­ni­das en­tre cor­pos de to­dos os ta­ma­nhos em um olhar oti­mis­ta à aber­tu­ra e à in­clu­são, mas sem per­der a fór­mu­la bá­si­ca do sis­te­ma da mo­da: a ex­clu­si­vi­da­de. Em tem­pos de re­des so­ci­ais e su­pe­rex­po­si­ção, os con­vi­da­dos fo­ram obri­ga­dos a dei­xar os ce­lu­la­res do la­do de fo­ra da sa­la de desfiles, pois na­da po­de­ria

ser re­gis­tra­do. O show se­rá trans­mi­ti­do ape­nas no dia 20 na pla­ta­for­ma de stre­a­ming Ama­zon Pri­me. O al­vo­ro­ço pe­lo se­cre­to e o ex­clu­si­vo ge­ra de­se­jo, e mo­da é is­so! A co­bi­ça ins­ti­ga o con­su­mo e o não ex­pos­to cau­sou mais co­mo­ção do que o su­pe­rex­pos­to. Se­gun­do Tyl­ler McCall, editor-che­fe do Fashi­o­nis­ta, “o des­fi­le da Sa­va­geXFenty foi tu­do o que a Vic­to­ria’s Se­cret so­nha­ria em ser”.

TOMMY HIL­FI­GER

Tommy Hil­fi­ger. Pon­to al­to dos desfiles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.