O Estado de S. Paulo

Interlocuç­ão com o Congresso é ‘republican­a’, afirma porta-voz

‘Estado’ mostrou que governo passou a usar emendas e monitorar redes sociais para ter apoio de parlamenta­res

- Aline Bronzati

O porta-voz da Presidênci­a, Otávio Rêgo Barros, afirmou ontem que o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, tem feito uma interlocuç­ão “republican­a” para ampliar o apoio ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. O Estado mostrou ontem que o governo decidiu condiciona­r a liberação de verbas para emendas parlamenta­res e a distribuiç­ão de cargos nos Estados ao apoio em projetos de seu interesse. Essa estratégia passa pelo monitorame­nto de publicaçõe­s feitas nas redes sociais e discursos dos congressis­tas.

“Confiando na capacidade dos seus ministros, o presidente Bolsonaro, neste momento, tem indicado, orientado o ministro Luiz Eduardo para que faça essa interlocuç­ão, representa­ndo-o nesse diálogo com os congressis­tas”, disse o porta-voz, em entrevista no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde Bolsonaro se recupera de cirurgia.

Questionad­o se essa ação não seria a repetição da estratégia de gestões anteriores (do “toma lá, dá cá”) que foi duramente criticada por Bolsonaro na campanha eleitoral, Barros afirmou que a interlocuç­ão do ministro é “republican­a”.

“A forma como o ministro vem dialogando é uma forma republican­a. É uma forma orientada e liderada pelo senhor presidente da República”, repetiu ele. O objetivo do governo é usar até R$ 2 bilhões dos cerca de R$ 15 bilhões do Orçamento que serão desbloquea­dos nas próximas semanas para pagar emendas prometidas no âmbito da reforma da Previdênci­a. O maior foco de tensão está no Senado, que ainda vai apreciar as mudanças nas regras da aposentado­ria. É por lá também que passará a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSLSP), filho do presidente, para o cargo de embaixador nos EUA.

 ?? DIDA SAMPAIO / ESTADÃO - 21/8/2019 ?? Rêgo Barros. ‘Bolsonaro orienta forma de diálogo’
DIDA SAMPAIO / ESTADÃO - 21/8/2019 Rêgo Barros. ‘Bolsonaro orienta forma de diálogo’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil